Mendonça: novos elementos trazidos pela PF no caso Master devem ser analisados pelo plenário
O ministro do STF André Mendonça determinou que novos elementos apresentados pela PF no caso Banco Master sejam julgados pelo plenário da Corte em sessão presencial e pública. Na decisão, Mendonça retirou o sigilo do processo que envolve mensagens entre o ex-dono do banco, Daniel Vorcaro, e o ministro Alexandre de Moraes. Ele também solicitou um parecer da PGR, que servirá de base para decidir se abrirá ou não uma investigação formal contra Moraes.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça afirmou, em decisão proferida nesta terça-feira, 1º de setembro, que os novos elementos trazidos pela Polícia Federal (PF) na investigação sobre o Banco Master devem ser analisados pelo plenário da Corte. "Diante do teor das informações apresentadas pela autoridade policial, independentemente de qual venha a ser a manifestação exarada pela douta Procuradoria-Geral da República, o caminho inevitável dos presentes autos leva ao Plenário deste Supremo Tribunal Federal, instância soberana para analisar, de modo técnico e estritamente jurídico, os novos elementos trazidos pela autoridade policial", afirmou.
Mendonça ressaltou que a deliberação deverá ser tomada em sessão presencial, "de forma pública e transparente", em data a ser definida pelo presidente do Supremo, Edson Fachin.
Na decisão, Mendonça retirou o sigilo do processo que trata dos diálogos entre o ex-dono do Master, Daniel Vorcaro, e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
Após a PF apresentar relatório sobre as conversas, Mendonça pediu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR).
A partir do parecer, Mendonça deve decidir se abre ou não uma investigação formal contra o ministro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.