PUBLICIDADE

Política

Governo exonera presidente do Instituto Chico Mendes

Médico veterinário Adalberto Sigismundo Eberhard havia pedido para deixar o cargo nesta segunda-feira (15)

16 abr 2019 - 08h19
(atualizado às 09h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 16, confirma a exoneração, a pedido, do médico veterinário Adalberto Sigismundo Eberhard da presidência do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão da estrutura do Ministério do Meio Ambiente.

Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles
23/01/2019
REUTERS/Adriano Machado
Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles 23/01/2019 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Adriano Machado / Reuters

Adalberto Eberhard pediu exoneração nesta segunda-feira, 15, apenas três meses após assumir o cargo, acentuando o clima tenso e conflagrado na pasta. Conforme o jornal O Estado de S. Paulo informa nesta terça, Eberhard vinha sendo cobrado pelos servidores do órgão a dar uma resposta às declarações feitas pelo ministro Ricardo Salles durante uma cerimônia pública no fim de semana.

Eberhard enviou carta a Salles alegando "motivos pessoais" para seu pedido de demissão do ICMBio - órgão responsável pela gestão de 335 unidades de conservação federais no País. A decisão, no entanto, foi tomada depois que o ministro, numa reunião conturbada com produtores rurais do Rio Grande do Sul, no sábado, se irritou com a ausência de servidores do instituto e ameaçou uma punição por "desrespeito à figura do ministro, do presidente do ICMBio e do povo gaúcho".

À reportagem, Salles afirmou que agradecia o "grande trabalho que o Adalberto fez à frente do ICMBio num momento muito difícil e de reestruturação" e admitiu que ainda não tem um nome substituto.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade