Marília Arraes e Gilson Machado ficam de fora de nova pesquisa do Real Time Big Data para o Senado
A exclusão de Marília Arraes e Gilson Machado chama atenção, porque ambos já sinalizaram interesse na disputa e vêm articulando suas possíveis candidaturas.
Foi divulgado nesta terça-feira, 23 de setembro, pela CNN Brasil, uma pesquisa realizada pelo Instituto Real Time Big Data sobre a intenção de voto dos eleitores pernambucanos na disputa por duas vagas ao Senado Federal.
No entanto, dois nomes de destaque na política de Pernambuco não foram incluídos na relação apresentada no levantamento: Marília Arraes e Gilson Machado.
Marília Arraes, ex-deputada federal e vice-presidente nacional do Solidariedade, foi lançada como pré-candidata ao Senado durante o evento que oficializou a federação entre seu partido e o PRD, realizado em Brasília, no mês de junho. Apesar disso, no cenário político estadual, seu nome não foi citado na pesquisa divulgada.
Também ausente no levantamento está o ex-ministro do Turismo Gilson Machado, que já manifestou publicamente o desejo de concorrer a uma vaga no Senado. Filiado ao PL, seu nome ainda depende de definições internas da legenda, já que o partido também pretende lançar o ex-prefeito Anderson Ferreira como candidato. A sigla ainda precisa formalizar como será o entendimento entre os dois.
A exclusão de Marília Arraes e Gilson Machado chama atenção, especialmente porque ambos já sinalizaram interesse na disputa e vêm articulando suas possíveis candidaturas nos bastidores.
Além disso, a pesquisa não apresentou um cenário espontâneo, aquele em que os entrevistados respondem livremente, sem receber uma lista prévia de candidatos. Esse tipo de abordagem poderia ter captado a lembrança espontânea dos eleitores e, possivelmente, revelado os nomes dos políticos que ficaram de fora do cenário estimulado.
Confira os números da pesquisa
Cenário 1
- Humberto Costa (PT): 22%
- Silvio Costa Filho (Republicanos): 17%
- Anderson Ferreira (PL): 15%
- Fernando Dueire (MDB): 9%
- Jô Cavalcanti (PSOL): 4%
- Nulo/branco: 17%
- Não sabe/não respondeu: 16%
Cenário 2
- Humberto Costa (PT): 21%
- Silvio Costa Filho (Republicanos): 15%
- Eduardo da Fonte (PP): 15%
- Anderson Ferreira (PL): 14%
- Jô Cavalcanti (PSOL): 5%
- Nulo/branco: 16%
- Não sabe/não respondeu: 14%
Cenário 3
- Humberto Costa (PT): 19%
- Miguel Coelho (União): 18%
- Anderson Ferreira (PL): 14%
- Silvio Costa Filho (Republicanos): 14%
- Jô Cavalcanti (PSOL): 5%
- Nulo/branco: 16%
- Não sabe/não respondeu: 14%
Foram entrevistadas 1.200 pessoas, entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.