Script = https://s1.trrsf.com/update-1778180706/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula

Publicidade

Lula sobre relação com Trump: 'Seguimos em tratativas, mas sem abrir mão da soberania'

Após reunião com o chefe de Estado norte-americano, brasileiro quer ampliar negociações, mas sem abrir com algumas condições

9 mai 2026 - 12h32
(atualizado às 12h32)
Compartilhar
Exibir comentários
Lula fala sobre reunião com Trump
Lula fala sobre reunião com Trump
Foto: Divulgação

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), endossou, na manhã deste sábado, 9, que continuará negociando com Donald Trump (Republicano) para fortalecer o diálogo entre as nações, “mas sem abrir mão da soberania brasileira”.

"Realizamos uma reunião importante para o Brasil e para os Estados Unidos nesta semana [...] Vamos seguir em tratativas para ampliar nossas parcerias, fortalecendo sempre o caminho do diálogo, sem abrir mão de nossa soberania", disse Lula, em declaração concedida à imprensa.

O que aconteceu

Na última quinta-feira, 7, o presidente do Brasil teve uma reunião com o chefe de Estado norte-americano. Durante o encontro, segundo Lula, foram abordados temas como comércio bilateral, negociações tarifárias, cooperação no combate ao crime organizado e minerais críticos.

No dia seguinte, Donald Trump comentou à imprensa sobre o "bom relacionamento" que tem com o petista.

Ele também deu detalhes sobre as conversas que tiveram, por exemplo, sobre questões tarifárias, dentre outros temas. No encontro, foi destacado que o Brasil teve um déficit entre US$ 20 bilhões (nos números apurados pelo Brasil) e US$ 30 bilhões (segundo apuração americana) com os EUA no ano passado.

Ministros de Lula detalham reunião com presidente norte-americano
Ministros de Lula detalham reunião com presidente norte-americano
Foto: Divulgação

O governo americano frequentemente usa o déficit comercial registrado em relação a outros países para justificar as tarifas impostas. Outro destaque do encontro foi a tratativa sobre a exploração de minerais críticos e estratégicos. Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, Lula comentou sobre a recente aprovação, na Câmara, do marco legal que visa recepcionar investimentos no setor.

Alexandre Silveira também fez questão de enfatizar a "pluralidade de diálogo" que ocorreu no encontro, aproveitando para defender a entrada de recursos de investidores da China, EUA, Rússia, entre outros.

O ministro da Fazenda, Dario Durigan, por sua vez, comentou que foram apresentados números do governo Lula a Trump e que espera progredir em novos acordos de cooperação com os Estados Unidos.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra