Lula lidera todos os cenários de 1º turno; Flávio é o segundo com mais intenções de voto
Pesquisa Genial/Quaest testou seis cenários com o senador, do total de sete de primeiro turno
BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários de primeiro turno, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 14. Os porcentuais de intenção de voto em Lula vão de 36% a 39%, a depender dos adversários. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) figura em segundo lugar em todos os cenários em que foi testado, variando entre 23% e 32%. das intenções.
Foram testados sete cenários eleitorais estimulados, dependendo de governadores de direita que podem se lançar candidatos à Presidência, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ratinho Jr. (PSD), do Paraná. Dos sete, seis incluem Flávio.
No primeiro cenário, Lula tem 36% das intenções de voto, enquanto Flávio aparece com 23%, Tarcísio, com 9%, e Ratinho Jr., 7%. No levantamento anterior, divulgado em 16 de dezembro, Lula tinha 41% das intenções de voto contra 23% de Flávio e 13% de Ratinho Jr.
No mesmo cenário, Caiado tem 3% e Zema, 2%. Renan Santos (Missão) e Aldo Rebelo (DC), 1% cada. Indecisos são 7% e brancos e nulos, 11%.
No cenário com Flávio e sem Tarcísio, Lula registra 35% das intenções de voto; Flávio, 26%; Ratinho, 9%; Caiado 4% e Zema 3%. Aldo Rebelo, 2%, e Renan Santos, 1%. Indecisos são 8% e brancos e nulos, 11%.
No único cenário que exclui Flávio e inclui Tarcísio, o atual presidente tem 39% contra 27% do governador de São Paulo. Caiado tem 5%, enquanto Renan aparece com 4% e Aldo com 3%. Indecisos são 8% e 14% disseram que vão votar em branco ou nulo.
A Quaest testou diferentes possibilidades que mantém Flávio como candidato, mas variam os demais candidatos de direita. Entre os cenários testados, Lula teria maior porcentual de intenção de voto (40%) se disputasse contra Flávio (23%), Tarcísio (14%), Renan (2%) e Aldo (2%).
Trocando Tarcísio por Ratinho, Lula teria 37%; Flávio, 28%; Ratinho, 11%; Renan, 2%; e Aldo, 2%. Com Zema, Lula teria 39%; Flávio, 32%, e Zema, 5%. Contra Caiado, Lula tem 38% das intenções de voto; Flávio, 31%; e Caiado, 5%.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre 8 e 11 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 8 de janeiro com o número BR-00835/2026.