PUBLICIDADE

Política

Lula leva Stédile para comitiva na China depois de líder do MST pregar invasões

Dirigente do Movimento dos Sem Terra anunciou esta semana que serão retomadas invasões de fazendas ainda em abril e agronegócio reagiu pedindo a prisão de Stédile

14 abr 2023 - 11h28
(atualizado às 12h11)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou para encontro com o presidente da China, Xi Jinping, o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) João Pedro Stédile. A presença de Stédile na comitiva oficial em Pequim ocorre após a divulgação de vídeo em que o dirigente do movimento promete retomar ainda este mês as invasões de terra.

Foto oficial de encontro do presidente Lula com Xi Jinping na China com João Pedro Stédile do MST ao fundo
Foto oficial de encontro do presidente Lula com Xi Jinping na China com João Pedro Stédile do MST ao fundo
Foto: Divulgação / Estadão

O prestígio dado ao dirigente do MST acontece no mesmo momento em que o governo petista tenta se aproximar e romper resistências junto ao agronegócio. Stédile, no entanto, não é figura bem vista pelo setor produtivo rural.

Esta semana, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) pediu a prisão temporária ou preventiva de Stédile. O pedido foi motivado por um vídeo no qual o líder do MST afirma que em abril "haverá mobilizações (do movimento) em todos os Estados, seja marchas, vigílias, ocupações de terra, as mil e uma formas de pressionar que a Constituição seja aplicada e que latifúndios improdutivos sejam desapropriados e entregues às famílias acampadas".

Na quinta-feira, 13, ao participar da posse da ex-presidente Dilma Rousseff como dirigente do banco dos BRICS, Lula fez questão de registrar a presença de Stédile no evento em Xangai.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade