Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Lula diz que governo não está entregando o que prometeu e é cedo para fazer pesquisa sobre 2026

Presidente afirma não se preocupar com pesquisa e que vai realizar as entregas até o fim do mandato

30 jan 2025 - 13h28
(atualizado às 16h56)
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse reconhecer que o governo "não está entregando aquilo que prometeu" até o momento. O petista criticou, no entanto, a antecipação de cenários eleitorais para 2026.

"No primeiro ano de governo, como [o governante] ganhou as eleições, há muita expectativa e o povo está muito tranquilo. No segundo ano, começa o povo a saber se a expectativa que tinha está sendo cumprida. Eu disse ao [Paulo] Pimenta [ex-ministro da Secom]: 'Não se preocupe com pesquisa, porque o povo tem razão, a gente não está entregando aquilo que prometeu'", afirmou o presidente.

Lula, presidente da República, em entrevista nesta quinta-feira, 30
Lula, presidente da República, em entrevista nesta quinta-feira, 30
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão

Lula disse que "é preciso ter muita paciência". "Não me preocupo com pesquisa. Não é feita para gostar ou não gostar. É feita para analisar, verificar se tem um fundo de verdade e começar a fazer as coisas que são necessárias", disse.

"É muito cedo para fazer pesquisa sobre 2026 e é muito cedo para avaliar governo com dois anos de governo. Deixei a Presidência em 2007 [foi em 2010] com 87% de bom e ótimo e tenho consciência do que estamos fazendo", afirmou.

"Cada coisa que eu falar, quero que anotem, porque vamos entregar, não é apenas um programa de governo, é uma profissão de fé".

Pesquisa Quaest divulgada nesta semana mostrou um crescimento nas avaliações negativas do governo. A gestão de Lula é aprovada por 47% dos entrevistados e reprovada por 49%, de acordo com o levantamento. Foi a primeira vez na série histórica do levantamento que a avaliação negativa supera a opinião positiva. As porcentagens estão dentro da margem de erro, de um ponto porcentual.

Veja o resumo da entrevista em vídeo

@estadao

RESUMO DA ENTREVISTA ? O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que seu objetivo é controlar a economia do Brasil e discutir o que interessa à maioria das pessoas: gerar renda e emprego. "Eu quero criar um País de classe média, e eu vou criar." Ele disse que a reforma tributária trará "muito mais capacidade de investimento e arrecadação" e reiterou que, "neste governo, não haverá irresponsabilidade fiscal". "O que eu não posso é levar ao povo mais humilde o sacrifício." Lula recebeu jornalistas no Palácio do Planalto, em Brasília, para uma entrevista que durou 1 hora e 20 minutos e abordou diversos assuntos, como Gleisi Hoffman, Donald Trump e os rumos para a economia. Veja uma seleção de momentos-chave da coletiva e acompanhe a repercussão em estadao.com.br. #lula #politica #economia #trump #brasilia

som original - Estadão
Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade