PUBLICIDADE

Política

Lula cita 8/1 em discurso de Natal e pede restauração de paz e união nas famílias

Presidente fez um apanhado sobre conquistas do seu primeiro ano de mandato, mas frisou que o país ainda está dividido

24 dez 2023 - 21h13
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente discursou em cadeia nacional às 20h30 deste sábado, 24
O presidente discursou em cadeia nacional às 20h30 deste sábado, 24
Foto: Reprodução/Youtube

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou, na noite deste sábado, 24, um pronunciamento de Natal, em que fez um balanço sobre seu primeiro ano de mandato. Lula deu destaque para conquistas de sua gestão, principalmente na economia, mas frisou a polarização permanece entre os brasileiros, citando os atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

"O ódio de alguns contra a democracia deixou cicatrizes profundas e dividiu o país. Desuniu famílias. Colocou em risco a democracia. Quebraram vidraças, invadiram e depredaram prédios publicos, destruíram obras de arte e objetos históricos. Felizmente, a tentativa de golpe causou efeito contrário: uniu todas as instituições, mobilizou partidos políticos acima das ideologias, provocou a pronta reação da sociedade.

E, ao final daquele triste 8 de janeiro, a democracia saiu vitoriosa e fortalecida", disse Lula.

Porém, para o presidente, as relações familiares e as amizades ainda estariam sofrendo os efeitos da polarização. O petista pediu que o país se unisse como "um só". Fomos capazdes de restaurar as vidraças em tempo recorde, mas falta restaurar a paz e a união entre amigos e familiares. Meu desejo neste fim de ano é que o Brasil abrace o Brasil", complementou.

Anteriormente, Lula citou alguns pontos que considerou como positivos em seu primeiro ano como presidente outra vez. Votações importantes no Congresso, como a aprovação da reforma tributária e a taxação dos super-ricos, foram citadas pelo presidente.

"Aprovamos a taxação dos super-ricos. Consegumos um feito histórico: a aprovação da reforma tributária, algo que se tentava há 40 anos no brasil. Além de estunular os investimentos e as exportações, a reforma corrige uma injustiça: agora, quem ganha mais pagará mais imposto e quem ganha menos pagará menos", disse Lula.

O presidente deu ênfase à economia:

  • Segundo os números apresentados pelo governo, neste primeiro ano foram gerados 2 milhões de novos empregos com carteira assinada, e mais de 80% das categorias profissionais tiveram aumento real de salário.
  • Para 2024, Lula anunciou investimentos para o setor da indústria, com o investimento de R$ 1 trilhao e 700 bi na infraestrutura, e com a geração de 4 milhões de empregos.

Com relação aos programas sociais, Lula mencionou o retorno do Bolsa Família e o fortalecimento de programas já estabelecidos por ele em gestões anteriores, como o Minha Casa Minha Vida, o Mais médicos e a Farmácia Popular.

Como criação deste novo governo, o petista citou o Desenrola, programa de renegociação de dívidas, que forneceu descontos de até 98%.

Lula também falou sobre o cenário mundial. "Passamos da 12ª para a 9ª  economia do planeta. O país voltou a ser ouvido nos mais importantes fóruns internacionais, em temas como o combate à fome, à desigualdade, à busca pela paz e o enfrentamento da emergência climática", considerou o presidente.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade