PUBLICIDADE

Lava Jato

Para jornal, 'palco está montado para julgamento mais carregado politicamente da história moderna do Brasil'

21 set 2016 - 07h08
(atualizado às 07h59)
Compartilhar
Exibir comentários
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimenta manifestantes após entrevista coletiva em São Paulo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumprimenta manifestantes após entrevista coletiva em São Paulo
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

"O palco está montado para o julgamento mais carregado politicamente na história moderna do Brasil."

Assim o jornal britânico The Guardian noticia a admissão das denúncias do Ministério Público Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo juiz federal de Curitiba Sérgio Moro.

A decisão, tomada por Moro com "assombrosa rapidez", segundo o argentino Clarín, está sendo repercutida pela imprensa estrangeira nesta quarta-feira.

Para o francês Le Monde, Moro aceitou as acusações "disposto a enfrentar a controvérsia de uma acusação fundada sob indícios frágeis, que pode gerar inquietação em muitos brasileiros" simpatizantes de Lula.

Na quinta-feira da semana passada, os procuradores qualificaram Lula de "comandante supremo" do esquema de corrupção da Petrobras "sem provas claras", destacou o vespertino francês.

Os jornais ressaltam que a decisão "vem no momento de intensa turbulência política e econômica", na descrição do diário britânico, "exacerbada pela investigação da Lava Jato que dura dois anos e uma conspiração para encerrar 13 anos do PT no poder".

A reportagem acredita que o julgamento de Lula "elevará ainda mais a temperatura" no país.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade