2 eventos ao vivo

PF tenta ouvir Lula sobre mensalão há 7 meses

Lula foi convidado a ajudar na apuração em fevereiro deste ano, após novas declarações de Marcos Valério

24 set 2014
09h06
atualizado às 09h13
  • separator
  • 0
  • comentários

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está na lista de convidados a depor sobre o escândalo do mensalão há sete meses, segundo informou o jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira. A Policia Federal tenta, sem sucesso, ouvir Lula sobre novas declarações dadas em 2012 pelo operador do mensalão, o empresário Marcos Valério de Souza.

<p>O ex-presidente foi convidado pela PF a prestar esclarecimentos sobre as acusações feitas por Valério</p>
O ex-presidente foi convidado pela PF a prestar esclarecimentos sobre as acusações feitas por Valério
Foto: Nacho Doce / Reuters

Segundo o jornal, Lula foi convidado a ajudar na apuração em fevereiro deste ano, mas o chamado não se trata de uma intimação. Pessoas próximas ao ex-presidente argumentam que Lula fez chegar à PF, por meio de representantes, o recado de que está disposto a colaborar, mas que teme que o depoimento seja explorado politicamente pelos adversários políticos. Segundo avaliação interna feita na Polícia Federal, uma intimação ao ex-presidente seria exagerada.

Em setembro de 2012, Marcos Valério foi espontaneamente à Procuradoria-Geral da República prestar novas declarações na esperança de ser beneficiado, após ser condenado a mais de 40 anos de prisão por vários crimes. No depoimento, Valério acusou Lula de saber da existência do mensalão e de ter se beneficiado do esquema.

Procurado pelo jornal, o Instituto Lula não se pronunciou.

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade