PUBLICIDADE

Política

Força Sindical inaugura nova sede em SP em clima de campanha

7 mar 2010 - 13h25
(atualizado às 16h19)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de São Paulo

A Força Sindical inaugurou na manhã deste domingo, no bairro da Liberdade, centro de São Paulo, a sua nova sede, distante apenas uma quadra da antiga. Mesmo sem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff - que chegaram a ter a suas presença confirmadas pela Força mas não compareceram - o clima da solenidade foi de campanha presidencial.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), conversa com o sindicalista Paulinho
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), conversa com o sindicalista Paulinho
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique da Silva Santos, cumprimentou os presentes com um "Bom Dilma", fazendo um trocadilho entre o tradicional "bom-dia" e o nome da ministra Dilma, pré-candidata do PT ao governo federal.

Santos aproveitou a ocasião para alfinetar "setores da imprensa" que, segundo ele, se oporiam à organização dos trabalhadores. "Apesar de vocês, construímos essa sede com dinheiro do imposto sindical", disse Santos, citando a música Apesar de você, clássico de Chico Buarque.

A manutenção do imposto sindical, a redução da jornada de trabalho para 40 horas e a eleição da sucessora de Lula para o Planalto também estiveram entre as bandeiras levantadas pelos líderes dos trabalhadores.

Segundo o deputado federal e presidente da Força Sindical nacional, Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), que foi chamado de "companheiro" durante a cerimônia, garantiu uma reunião nacional das centrais sindicais no estádio do Pacaembu, de propriedade da prefeitura. Segundo Paulinho, será elaborado na ocasião um documento único para ser apresentado aos candidatos à Presidência da República.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade