Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Flávio Bolsonaro reforça acenos à governadora Raquel Lyra em busca de mais votos na terra de Lula

Candidato do PL prometeu trabalhar com a governadora caso vença a eleição

20 out 2026 - 16h48
(atualizado às 18h01)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Flávio Bolsonaro (PL) intensificou acenos à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), buscando ampliar votos no estado natal de Lula. Apesar da neutralidade de Lyra, o candidato prometeu cooperação com o governo local caso vença a eleição presidencial, enquanto sua campanha utiliza estruturas da reeleição da governadora. No primeiro turno em Pernambuco, Flávio superou o desempenho do pai em 2022, obtendo 31,03% dos votos válidos, mas Lula manteve larga vantagem com 63,45%.

O candidato do PL à Presidência, senador Flávio Bolsonaro (RJ), reforçou os acenos à governadora reeleita de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), na busca por ampliar sua votação no Estado natal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em vídeo divulgado nesta terça-feira, 20, no perfil do ex-ministro do Turismo e deputado federal eleito Gilson Machado, Flávio prometeu trabalhar com a governadora caso vença a eleição, independentemente de apoio na disputa presidencial.

"Eu vou sentar com a governadora Raquel Lyra e ver como ajudar o povo pernambucano", afirmou o presidenciável.

No mesmo vídeo, Machado lembrou parcerias com Caruaru, município do Agreste pernambucano que Raquel governou antes de assumir o Executivo estadual.

Flávio Bolsonaro, candidato do PL à Presidência, tem feito acenos à governadora de Pernambuco
Flávio Bolsonaro, candidato do PL à Presidência, tem feito acenos à governadora de Pernambuco
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

Machado afirmou ter conversado com a governadora e associou a mobilização por Flávio à estrutura utilizada na campanha de Raquel. "Eu já conversei com Raquel sobre isso e não é à toa que estamos usando o mesmo comitê que foi da Raquel, inclusive usando as cores da Raquel para adesivar os carros com Flávio Bolsonaro", declarou.

Os acenos do senador se repetem desde o início do segundo turno. Em 8 de outubro, durante encontro com apoiadores em Brasília, Flávio citou Raquel ao prometer atender Estados governados por políticos que não o apoiam. No dia 15, publicou uma fotografia da governadora com Gilson Machado e Gilson Machado Filho e parabenizou os aliados pelo resultado eleitoral.

A movimentação ocorre em um Estado onde Lula recebeu mais que o dobro dos votos de Flávio no primeiro turno, em 4 de outubro. Segundo os resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o petista obteve 3.553.971 votos, equivalentes a 63,45% dos válidos, ante 1.738.043 votos do candidato do PL, ou 31,03%. A vantagem de Lula foi de 1.815.928 votos.

Apesar da distância para o adversário, Flávio superou o desempenho do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, na comparação entre primeiros turnos em Pernambuco. Em 2022, Jair recebeu 1.630.938 votos, ou 29,91% dos válidos. O filho conquistou neste ano 107.105 votos a mais, com avanço de 1,12 ponto porcentual.

Raquel foi reeleita no primeiro turno com 2.805.438 votos, correspondentes a 53,27% dos válidos. A governadora venceu o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB), candidato apoiado por Lula, e tem defendido neutralidade na disputa presidencial.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra