Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Flávio aparece numericamente à frente de Lula no segundo turno, mostra Genial/Quaest

15 abr 2026 - 08h05
(atualizado às 08h36)
Compartilhar
Exibir comentários

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece numericamente ‌à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um potencial segundo turno da eleição presidencial de outubro, mostrou pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, que apontou manutenção da liderança do petista na primeira rodada de votação.

De acordo com o levantamento, Lula tem 37% das intenções de voto no primeiro turno, ⁠seguido por Flávio com 32%. Bem mais atrás aparecem Ronaldo Caiado (PSD), com 6%; ‌Romeu Zema (Novo), com 3%; Augusto Cury (Avante) e Renan Santos (Missão), com 2% cada, e Cabo Daciolo (Mobiliza) e Samara Martins (UP), com 1% cada. Aldo Rebelo (DC) não ‌pontuou. Brancos, nulos e pessoas que declararam que ‌não votarão somam 11%. O percentual de indecisos é de 5%.

Já ⁠em um segundo turno entre Flávio e Lula, o filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro aparece com 42% da preferência do eleitorado, enquanto Lula soma 40%. Na pesquisa anterior, em março, os dois estavam empatados com 41%. É a primeira vez que Flávio aparece numericamente à frente de Lula ‌em uma pesquisa Genial/Quaest. 

Desde dezembro, quando Jair Bolsonaro, que está inelegível e em ‌prisão domiciliar cumprindo pena ⁠por tentativa de golpe ⁠de Estado, escolheu o filho mais velho para representar seu campo político na disputa ⁠presidencial, Flávio foi de 36% na ‌simulação de um segundo turno ‌com Lula, subindo para 38% em janeiro, mantendo o patamar em fevereiro, indo a 41% em março e chegando agora a 42%. Lula, por sua vez, tinha 46% em dezembro, foi a 45% em janeiro, ⁠43% em fevereiro, 41% no mês passado e 40% agora.

No fim de semana, uma pesquisa Datafolha também mostrou Flávio numericamente à frente de Lula, mas ainda em empate técnico, na simulação de segundo turno entre ambos. Na terça-feira, levantamento CNT/MDA mostrou vantagem do ‌presidente sobre o senador em um potencial segundo turno.

A pesquisa Genial/Quaest apontou ainda que a rejeição de Lula é de 55%, enquanto a de Flávio ⁠soma 52%. Na pesquisa de março, a rejeição a Lula era de 56%, enquanto a de Flávio somava 55%.

O levantamento mostrou, ainda, que a avaliação negativa do governo Lula é de 42%, ante 43% no mês passado, ao passo que 31% enxergam o governo de forma positiva, mesmo percentual da pesquisa anterior, e 26% o veem como regular, ante 25%. Ao mesmo tempo, 52% desaprovam o trabalho que vem sendo feito por Lula, ante 51% na pesquisa anterior, enquanto 43% aprovam, ante 44% no mês passado.

A pesquisa, contratada pela corretora Genial/Investimentos, ouviu 2.004 pessoas entre os dias 9 e 13 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra