Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Federação do PT-PC do B-PV anuncia apoio à reeleição de Motta na presidência da Câmara

27 out 2026 - 20h33
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), dona de 88 cadeiras, anunciou apoio unânime à reeleição de Hugo Motta (Republicanos-PB) na presidência da Câmara dos Deputados. Segundo o líder Pedro Uczai (PT-SC), a aliança busca formar um bloco com o centro para garantir a governabilidade da agenda do presidente Lula e frear a extrema-direita. Marcada para fevereiro, a eleição exige ao menos 257 dos 513 votos para que o parlamentar assegure mais um mandato à frente da Casa.

A Federação Brasil da Esperança, que reúne os partidos PT, PCdoB e PV, anunciou apoio à reeleição do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) na Presidência da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 27. Antes do pronunciamento, os parlamentares da bancada realizaram uma reunião com Motta.

"Decidimos, por unanimidade da federação, apoiar a reeleição do presidente Hugo Motta para mais um mandato. Primeiro, por considerar a importância do que a democracia decidiu no último final de semana, que é a reeleição do presidente Lula. E nós queremos construir um bloco para dar governabilidade à pauta do governo", declarou o líder da bancada, o deputado Pedro Uczai (PT-SC).

Segundo o parlamentar, a bancada tem o objetivo de fazer "avançar a pauta que o Brasil pediu nas ruas". O petista afirmou que Motta deve ajudar no andamento dos projetos de interesse do governo. "Entendemos que Hugo Motta poderá contribuir com essa pauta das mudanças que o Brasil precisa", disse.

Uczai também afirmou que a intenção é construir um bloco com partidos de centro para construir condições de governabilidade no Congresso. "Entendemos que esse bloco do centro conosco é compatível com a pauta da democracia e não é compatível com a extrema-direita", declarou o deputado.

A eleição para a presidência da Câmara está prevista para fevereiro do ano que vem. A Federação Brasil da Esperança conseguiu eleger 88 deputados federais. Para ser eleito, Motta precisa de pelo menos 257 votos dos 513 deputados.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra