Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Ex-ministros da área agrícola de Lula não se reelegem em MT e SP

6 out 2026 - 10h35
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Ex-ministros do setor agrícola do governo Lula, Carlos Fávaro (PSD-MT) e Paulo Teixeira (PT-SP) não se reelegeram neste pleito. Fávaro ficou em quarto lugar na disputa pelo Senado em Mato Grosso, enquanto Teixeira, após cinco mandatos, terminou como suplente para deputado federal em São Paulo. O resultado reflete um cenário eleitoral desafiador para a base do governo, no qual metade dos 22 ex-ministros do atual mandato de Lula que disputaram cargos acabou derrotada nas urnas.

Ex-ministros da área agrícola do governo Lula 3, de janeiro de 2023 a março deste ano, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) e o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) não foram reeleitos no pleito deste domingo, 4. Fávaro, ex-ministro da Agricultura, disputava a reeleição para o Senado por Mato Grosso. Teixeira, ex-ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, buscava a reeleição como deputado federal, após cinco mandatos consecutivos.

Em Mato Grosso, Fávaro ficou em quarto lugar na disputa ao Senado, com 411.020 votos, equivalente a 11,5% dos votos válidos. O senador tem mandato válido até fevereiro de 2027. No Estado, o ex-governador Mauro Mendes (União) e o deputado federal José Medeiros (PL) foram eleitos para a Casa Alta. No terceiro mandato do presidente Lula, Fávaro foi responsável pela condução das políticas a agronegócio e pela chamada "reconstrução de pontes" entre o setor e o governo.

Teixeira, que disputava um novo mandato como deputado federal, ficou como suplente da Federação PT/PCdoB/PV com 106.062 votos. O ex-ministro conduziu a retomada das políticas voltadas à agricultura familiar e à reforma agrária na gestão atual, bem como a interlocução com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Como mostrou levantamento do Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, dos 22 ex-ministros do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 11 foram derrotados nos cargos disputados nas eleições deste ano. Outros 10 foram eleitos.

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra