Script = https://s1.trrsf.com/update-1790713512/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Entrevista de Flávio é manipulada para incluir falsa promessa de corte de programas sociais

NA GRAVAÇÃO ORIGINAL, O CANDIDATO NÃO FEZ DECLARAÇÃO SOBRE O ASSUNTO; FERRAMENTAS INDICAM USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

15 out 2026 - 11h05
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
É falso que Flávio Bolsonaro tenha prometido extinguir programas sociais se eleito presidente, segundo checagem do Estadão Verifica. Um vídeo adulterado que circulou no TikTok manipulou com inteligência artificial uma entrevista concedida à TV Record em agosto. Na gravação original, o candidato afirmou que sua primeira medida seria classificar facções criminosas e milícias como organizações terroristas, sem qualquer menção ao corte de benefícios sociais, proposta que ele nega defender.

O que estão compartilhando: que o candidato Flávio Bolsonaro (PL) teria prometido que, se eleito à Presidência, cortaria "todos os programas sociais" como primeira proposta de governo. A declaração teria sido feita em uma entrevista à TV Record.

Foto: Estadão

O Estadão Verifica checou e concluiu que: é falso. O conteúdo manipulou um trecho da entrevista de Flávio à jornalista Mariana Godoy de 30 de agosto. Em consulta ao vídeo completo, em nenhum momento o candidato promete acabar com todos os programas sociais. A ferramenta Invid apontou indícios de manipulação com inteligência artificial na publicação.

Saiba mais: Por meio de detalhes do vídeo, como o símbolo da Record nos microfones, o Verifica encontrou a entrevista original com Flávio, em agosto, disponibilizada no site da emissora.

Ao acessar a conversa completa, foi possível verificar que o conteúdo que circulou no TikTok manipulou uma resposta do candidato no último trecho da gravação original, aos 19 minutos e 35 segundos.

Ao final da entrevista, a jornalista Mariana Godoy faz uma última pergunta: "Se o senhor for eleito, qual será a primeira medida que o senhor vai tomar?". No vídeo verdadeiro, Flávio responde: "O que eu vou fazer é declarar Comando Vermelho, PCC [Primeiro Comando da Capital] e milícias como organizações terroristas".

Já no material manipulado, Flávio teria respondido que "a gente tem que começar cortando os programas sociais, porque eu vou libertar o Brasil dessa chaga, desse câncer, dessa doença". Mas a declaração não consta em nenhuma passagem da gravação.

O Verifica submeteu o material analisado à ferramenta Invid, que indicou 54% de probabilidade de manipulação com inteligência artificial no áudio.

A publicação compartilha um pequeno trecho com vários cortes entre a fala e a imagem do candidato, além de uma baixa qualidade no vídeo, o que dificulta a percepção de manipulação feita na boca e na voz.

Em sua campanha eleitoral, Flávio Bolsonaro nega que irá acabar com benefícios sociais, como Bolsa Família, o Minha Casa, Minha Vida e Farmácia Popular, caso seja eleito para a Presidência.

Recentemente, o Verifica checou outro conteúdo que manipulou um pronunciamento do candidato do PL para simular que ele teria prometido cortar aposentadorias, o 13º salário e o programa Pé-de-Meia.

Foto de integrantes do MST em McDonald's circula desde 2012, sem relação com ato pró-Lula em SP

Dados do TSE contradizem vídeo sobre eleitor que não teria conseguido votar para deputado estadual

Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra