PUBLICIDADE

Política

Dilma publica vídeos na web e se 'esquiva' de panelaço no JN

Mesmo sem um pronunciamento oficial na televisão, a presidente Dilma foi vítima de um "panelaço virtual" nesta sexta-feira

1 mai 2015 - 17h23
(atualizado às 21h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Rápida exibição de vídeo de Dilma no Jornal Nacional evitou novo panelaço contra a presidente
Rápida exibição de vídeo de Dilma no Jornal Nacional evitou novo panelaço contra a presidente
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

Em três vídeos publicados nas redes sociais, a presidente Dilma Rousseff defendeu, nesta sexta-feira, 1º de maio, a valorização do salário mínimo, mudanças em regras trabalhistas e previdenciárias e, ainda, o direito de o cidadão protestar nas ruas.

Essa foi a primeira vez que Dilma cancela seu tradicional pronunciamento na TV no Dia do Trabalho. O receio é que a presidente tivesse que enfrentar um novo panelaço contra o seu governo, como os que aconteceram no início deste ano, no dia 08 de março, Dia da Mulher, e no dia 16 de março, após protestos em todo o País.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Em seu terceiro vídeo, Dilma ressaltou que é necessário "nos acostumar às vozes das ruas" e defendeu o diálogo "franco e transparente" entre o governo e a sociedade como instrumento para a busca de consenso entre os diferentes segmentos sociais.

Dilma posta mensagem do 1º de maio em redes sociais :

"Temos que nos acostumar a fazer isso sem violência e sem repressão. Para isso, nada melhor do que o diálogo franco e transparente entre governo e sociedade", disse Dilma.

Dilma critica terceirização irrestrita e pede regulamentação:

A presidente criou também um fórum para debater políticas de emprego, trabalho, renda e previdência social. Esse meio de discussões reunirá as centrais sindicais, representantes dos aposentados e pensionistas, dos empresários e o governo.

Dilma: diálogo franco entre governo e sociedade é fundamental:

A pauta será a discussão da sustentabilidade do sistema previdenciário, abordando temas como regras de acesso, idade mínima, tempo de contribuição e fator previdenciário. Dilma também propôs debater medidas de redução da rotatividade, formalização e aumento da produtividade do trabalho.

"Caberá a nós todos encontrarmos a melhor estratégia e definir os mais eficientes instrumentos para que possamos atingir os nossos objetivos de fazer o Brasil crescer, aumentando emprego e renda de todos os trabalhadores", disse.

Panelaço virtual

Mesmo sem um pronunciamento oficial na televisão, a presidente Dilma foi vítima de um panelaço nesta sexta-feira. Pelo menos um "panelaço virtual". Na internet, muitas pessoas se dedicaram a espalhar a hashtag #CalaBocaDilma e #PanelaçonaDilma, no entanto as hashtags não alcançaram a lista de Trending Topics nacional da rede social.

Além disso, o Jornal Nacional, da Rede Globo, noticiou os pronunciamentos de Dilma e exibiu parte de um dos vídeos divulgados nas redes sociais. Embora a exibição tenha durado poucos segundos, há internautas afirmando que conseguiram notar manifestações com panelas próximo a suas casas. 

Confira o que está sendo dito nas redes sociais sobre o panelaço deste Dia do Trabalho: 

Com informações da Deutsche Welle.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade