Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Conselho de Ética analisa processo contra André Janones por proferir xingamentos a Nikolas Ferreira

Mesa Diretora da Câmara analisa suspensão do mandato do deputado do Avante por seis meses; procurado pelo 'Estadão', deputado não se posicionou

14 jul 2025 - 17h31
(atualizado às 18h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados vai analisar nesta terça-feira, 15, um processo contra o deputado André Janones (Avante-MG) por conduta considerada incompatível com o decoro parlamentar. A ação, movida pelo PL, acusa Janones de proferir "xingamentos ultrajantes" contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

Segundo a denúncia do líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, durante a sessão da última quarta-feira, 9, Janones teria proferido "xingamentos ultrajantes, com expressões de baixo calão, desonrosas e depreciativas" contra Nikolas, que discursava na tribuna.

O Estadão procurou Janones para se pronunciar sobre o caso, mas não obteve retorno.

Durante o discurso, o parlamentar mineiro se envolveu em uma discussão com Janones, que acabou sendo empurrado, enquanto se ouviam gritos de "rachadinha" dos deputados do PL, em alusão à suposta prática no gabinete do deputado.

André Janones sofre um processo na Câmara dos deputados por ofender Nikolas Ferreira
André Janones sofre um processo na Câmara dos deputados por ofender Nikolas Ferreira
Foto: Alex Silva/Estadão e Nikolas Ferreira/Facebook / Estadão

Durante a discussão, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), precisou intervir diversas vezes, soando a campainha e solicitando o apoio da Polícia Legislativa. Motta retomou o tempo de fala de Nikolas.

"Obrigada Janones por demonstrar mais uma vez quem você é", disse Nikolas após ter seu tempo de tribuna recomposto. "Coloca uma melancia na cabeça que talvez apareça mais", complementou o deputado.

A Mesa Diretora, ao aceitar a denúncia do PL, argumentou que a postura de Janones é incompatível com a dignidade do mandato e do próprio Parlamento, excedendo o direito à liberdade de expressão. O parlamentar pode ser suspenso por seis meses.

Em paralelo, Janones foi às redes sociais afirmando ter sido agredido fisicamente por parlamentares bolsonaristas durante a discussão. "Sozinho, fui cercado por 12 deputados que tentaram me intimidar para que eu não criticasse o deputado Nikolas Ferreira enquanto ele discursava na tribuna."

Janones disse ter sido chutado e empurrado pelos defensores de Nikolas e que os parlamentares que o agrediram também serão denunciados. "Estou formalizando uma queixa-crime e também realizarei exame de corpo de delito", informou o deputado após o episódio.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade