PUBLICIDADE

Política

Centrão tenta votar projeto para anistiar aliados de Bolsonaro

Entre os nomes estão os de Roberto Jefferson e Allan dos Santos, além de uma tentativa de salvar o mandato de Daniel Silveira

25 abr 2022 - 11h11
(atualizado às 11h18)
Compartilhar
Exibir comentários
O ex-deputado Roberto Jefferson comandou a virada da sigla para o bolsonarismo
O ex-deputado Roberto Jefferson comandou a virada da sigla para o bolsonarismo
Foto: Reprodução/Instagram Roberto Jefferson / Estadão

Líderes do Centrão atuam dentro do Congresso para votar com urgência um projeto de lei que pode anistiar aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL), informa a coluna de Andréia Sadi, da TV Globo.

Entre os que podem se beneficiar com a medida, estão os nomes de Roberto Jefferson e Allan dos Santos, ambos ligados ao presidente da República e que estão na mira da Justiça.

Em meio à corrida do Centrão para avançar com o projeto de lei, aliados de Bolsonaro também articulam para conquistar votos entre os congressistas para salvar o mandato do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas anistiado pelo presidente - o que gerou críticas da oposição.

De acordo com a coluna de Sadi, deputados, que acionaram o STF para poder votar sobre a decisão de manter ou cassar a cadeira do colega, informaram o Palácio do Planalto de que já possuem votos suficientes para garantir a continuidade do mandato de Daniel.

O presidente Jair Bolsonaro decidiu conceder perdão ao deputado Daniel Silveira antes mesmo de o STF julgar o parlamentar culpado e condená-lo a prisão. A decisão acabou tendo apoio de auxiliares mais próximos, incluindo o ex-ministro da Defesa, general Braga Netto (PL), cotado para ser vice na chapa de Bolsonaro.

Na quarta-feira, 20, o deputado bolsonarista foi condenado a oito anos e nove meses de prisão por incitar a violência contra ministros da Corte. O placar foi de dez votos a um pela punição. Os ministros ainda mandaram a Câmara cassar o mandato de Silveira.

Na quinta-feira, 21, Bolsonaro publicou o perdão em decreto em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). Três partidos de oposição, Rede Sustentabilidade, PDT e Cidadania, já entraram com ações no Supremo Tribunal Federal contra o perdão concedido pelo presidente.

* Com informações do Estadão Conteúdo e Reuters

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade