Script = https://s1.trrsf.com/update-1786557910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Publicidade

Campanha eleitoral começa oficialmente com atos de candidatos ao governo do RS

No rádio e na televisão, a propaganda começa em 28 de agosto

17 ago 2026 - 08h11
Compartilhar
Exibir comentários

A campanha eleitoral para o governo do Rio Grande do Sul começou oficialmente neste domingo (16), com os principais candidatos realizando atos de lançamento, adesivaços, panfletagens e inaugurações de comitês. Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, Juliana Brizola (PDT), Luciano Zucco (PL), Marcelo Maranata (PSDB) e Gabriel Souza (MDB) deram início às agendas eleitorais, enquanto as chapas também anunciaram roteiros pelo interior do Estado.

Foto: Reprodução / Porto Alegre 24 horas

Juliana Brizola escolheu a rua José Bonifácio, em frente ao Parque da Redenção, para lançar oficialmente sua candidatura. A pedetista também inaugurou o comitê central da campanha e participou do ato acompanhada do candidato a vice-governador, Edegar Pretto (PT), e da candidata ao Senado Manuela D'Ávila (PSol). O outro candidato ao Senado da chapa, Paulo Pimenta (PT), não participou da atividade por estar em São Paulo no lançamento da campanha de Lula à reeleição. A candidata pediu mobilização da militância e afirmou que a chapa não pretende apenas participar da disputa. Durante a tarde e a noite, Juliana e Edegar Pretto também participaram de lançamentos de comitês de candidatos às eleições proporcionais.

Pelo PL, Luciano Zucco iniciou a campanha com uma série de atividades na Grande Porto Alegre e no Vale do Sinos. O candidato, que tem Silvana Covatti (PP) como vice, apresentou o jingle da campanha durante um encontro no comitê eleitoral, na Zona Norte da Capital. Na sequência, participou de adesivaços e distribuição de materiais de campanha em Porto Alegre, Canoas e Esteio. Zucco afirmou que pretende percorrer o Estado para dialogar diretamente com os eleitores e apresentou a proposta de um "novo projeto de mudança responsável".

Marcelo Maranata, candidato da federação PSDB e Cidadania, iniciou a campanha no comitê central da candidatura, localizado no Quarto Distrito de Porto Alegre. Ao lado do candidato a vice, Cláudio Díaz (PSDB), Maranata participou da distribuição de materiais e, posteriormente, seguiu para um adesivaço no bairro Belém Novo, na Zona Sul. O candidato destacou a experiência como prefeito de Guaíba e afirmou que a presença de Díaz, ligado ao agronegócio e à região Sul, deverá contribuir para ampliar a presença da chapa em municípios como Rio Grande, Pelotas, Santa Vitória do Palmar e São José do Norte.

Já Gabriel Souza abriu a campanha do MDB com um adesivaço no Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa, acompanhado do vice Ernani Polo (PSD) e dos candidatos ao Senado Germano Rigotto (MDB) e Frederico Antunes (PSD). O emedebista afirmou que a campanha terá forte presença em Porto Alegre e na Região Metropolitana durante a semana, enquanto os finais de semana deverão ser dedicados a roteiros pelo interior. Após o ato na Capital, Gabriel e Ernani seguiram para Carazinho, onde realizaram uma segunda atividade com apoiadores da região da Produção.

Além da disputa estadual, o início oficial da campanha marcou a largada das candidaturas à Presidência da República. Em São Bernardo do Campo (SP), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou seu primeiro ato em busca da reeleição, acompanhado de Geraldo Alckmin (PSB) e Fernando Haddad (PT), enquanto Flávio Bolsonaro (PL) iniciou a campanha com um comício na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A partir deste domingo, os candidatos estão autorizados a pedir votos explicitamente e a realizar comícios, carreatas e passeatas, além de propaganda eleitoral na internet. No rádio e na televisão, a propaganda começa em 28 de agosto.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra