Campanha de Lula comemora fim do sigilo do caso Master e mira Flávio na TV
Revelação de que o candidato do PL se tornou formalmente investigado no STF foi o ponto mais celebrado por petistas e será explorado em inserções divulgadas em rádio e TV e no horário eleitoral
A campanha de Lula celebrou a quebra de sigilo do caso Master no STF e prepara inserções de rádio e TV para desgastar seu rival, Flávio Bolsonaro, que figura como investigado no processo. Apesar de a defesa do senador negar irregularidades e de os trechos específicos sobre ele ainda permanecerem em sigilo, a equipe petista corre contra o tempo para explorar o tema eleitoralmente e já pressiona pela divulgação integral de todo o material das investigações.
BRASÍLIA - A campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a decisão de quebra do sigilo das investigações do caso Master no Supremo Tribunal Federal (STF), apurou o Estadão/Broadcast, mas aguarda a divulgação de mais material envolvendo o caso, em especial sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), principal rival de Lula na corrida presidencial.
A revelação de que o candidato do PL se tornou formalmente investigado no STF foi o ponto mais celebrado por petistas e, segundo fontes ouvidas pelo Estadão/Broadcast, será usada pela campanha a partir daqui para tentar desgastar o adversário, com conteúdo para as inserções divulgadas em rádio e TV. Flávio rechaça qualquer irregularidade. O Estadão pediu manifestação da defesa do candidato sobre a investigação. O espaço está aberto.
A notícia não será abordada no próximo programa de Lula no horário eleitoral gratuito, neste sábado, 12. O programa já foi enviado à Justiça Eleitoral. Mas integrantes da campanha petista correm contra o tempo para preparar inserções com o tema e enviá-las o quanto antes para divulgação ao longo da programação dos canais de TV.
Os programas diários do horário eleitoral são de segunda-feira a sábado às 13h e às 20h, na TV, e às 7h e às 12h no rádio. Às segundas, quartas e sextas, o conteúdo é voltado para candidatos a deputados estaduais ou distritais, senadores e governadores. Às terças, quintas e sábados, para os candidatos a presidente e deputado federal.
As inserções são divulgadas durante todo o dia, diferentemente do horário eleitoral fixo e diário. São pequenos vídeos (no caso da TV) e áudios (no caso do rádio), de 30 a 60 segundos, produzidos pelas campanhas para uma divulgação mais breve, mas mais frequente, durante a programação comum.
Campanha diz esperar suspensão de todo o sigilo da investigação
A revelação de que Flávio se tornou investigado por decisão de André Mendonça em julho, tornada pública agora com a quebra de sigilo de grande parte do caso Master, é o foco do momento dos petistas. Mas há integrantes da campanha de Lula que dizem esperar que Mendonça levante todo o sigilo da investigação. O relator, seguindo pedido do presidente do Supremo, ministro Edson Fachin, manteve o sigilo de trechos considerados sensíveis para investigações em andamento.
Como mostrou o Estadão/Broadcast, apesar de Mendonça ter tornado públicas as investigações sobre o Master, as apurações que atingem Flávio Bolsonaro permanecem sob sigilo .
A quebra do sigilo do caso Master vinha sendo defendida havia dias pela campanha do presidente Lula. O próprio presidente passou a defender o assunto publicamente nesta semana como uma forma de tentar superar a crise institucional envolvendo o Supremo Tribunal Federal. O Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou pedidos aos ministros André Mendonça e Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal, para que o sigilo sobre as investigações fosse quebrado.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.