Camilo Santana defende Lula após fala machista sobre Gleisi: 'Sempre respeitou as mulheres'
Ministro da Educação disse que foi durante o governo do presidente Lula que as mulheres tiveram mais apoio no Brasil
O ministro da Educação, Camilo Santana, saiu em defesa nesta quinta-feira, 13, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após o petista ter dito que escolheu uma "mulher bonita" para ter boa relação com o Congresso, em referência à ministra Gleisi Hoffmann, da Secretaria de Relações Institucionais (SRI). O comentário repercutiu mal dentro do próprio governo e nas redes sociais.
"Posso dizer que o presidente Lula sempre foi uma pessoa que sempre respeitou as mulheres. E se tem as maiores políticas na história desse País criadas por um governo, foi durante o governo do presidente Lula em apoio às mulheres do Brasil", disse Santana em coletiva no Encontro Anual Educação Já 2025, evento promovido pelo Todos Pela Educação, na capital paulista.
A fala de Lula aconteceu na quarta-feira, 12, durante cerimônia no Palácio do Planalto, com as presenças dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Gleisi assumiu o cargo no início da semana. No discurso de posse, a ministra disse que chegou no governo para "somar" e garantiu que vai dialogar "com as forças políticas do Congresso e com as expressões da sociedade, suas organizações e movimento".
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No encontro do Todos Pela Educação, que contou com a participação de governadores e prefeitos, João Campos (PSB), prefeito do Recife, preferiu não comentar a declaração de Lula, considerada machista, mas elogiou a capacidade de comunicação do presidente.
"Eu acho que o presidente é uma pessoa com muita experiência, sempre foi um grande comunicador, tem uma boa capacidade de comunicar com as pessoas, com o povo, comunicar direto com a conta. E é claro que não cabe a mim fazer a avaliação do que ele fala ou do que ele deixa de falar", enfatizou o prefeito.
Gleisi defende Lula
Em publicação no X (antigo Twitter) na última quarta-feira, 12, Gleisi disse que "gestos são mais importantes que palavras" e que o presidente Lula é o que "mais empoderou as mulheres". "Não teve e não tem outro líder como o presidente Lula que mais empoderou as mulheres", afirmou.