PUBLICIDADE

Política

Câmara de Belém considera prefeito de Manaus persona non grata

23 fev 2011 - 18h58
(atualizado às 19h02)
Compartilhar

A Câmara dos Vereadores de Belém considerou na terça-feira, em decisão unânime, o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB) como persona non grata. O motivo foi uma discussão que o político travou com uma ma moradora de uma área de risco de desabamento, no domingo, em visita à comunidade de Santa Marta. Questionado pela mulher sobre o destino das famílias desalojadas, Amazonino sugeriu que ela "morresse" e perguntou em que cidade ela nasceu. "Eu sou do Pará", disse. "Então pronto, está explicado", afirmou o prefeito.

Além de "morra", Amazonino chama morador de ignorante:

Em vídeo divulgado no YouTube, Amazonino fala com moradores sobre a necessidade de deixarem o local. "O senhor quer nos ajudar como, prefeito?", pergunta uma moradora. "Não fazendo casas onde não deve", disse o petebista. "Mas nós estamos morando aqui, prefeito, porque não temos condições de ter uma moradia digna", retrucou a mulher. "Minha filha, então, morra, morra!", disse ele.

Anteriormente, com relação à coversa relatada no vídeo, Amazonino disse que não mandou a moradora morrer, apenas a alertou que, se não saísse do local, ficaria com a vida em risco, e poderia morrer em possíveis tragédias. Sobre ser paraense, o prefeito afirmou que ela ser migrante explicava o fato de viver em moradias irregulares, e que migrantes de vários Estados e mesmo de outras regiões do Amazonas viveriam ali.

O vereador Marquinho (PT), de Belém, propôs que a Câmara provoque a bancada da capital amazonense para que inicie o processo de cassação do mandato de Amazonino, "por total falta de condições para dirigir uma cidade", segundo nota no site da Casa. O documento deverá ser enviado à prefeitura e à Câmara Municipal de Manaus.

Em nota divulgada na terça-feira, o governo do Pará também repudiou as declarações de Amazonino Mendes. "É inaceitável que, em qualquer circunstância, um ser humano sofra qualquer espécie de discriminação". "Certamente, a atitude do prefeito não reflete o pensamento da maioria dos manauaras e amazonenses, que há séculos lutam bravamente com seus vizinhos amazônidas por uma sociedade mais justa e fraterna", afirma a nota.

Procurada, a assessoria de imprensa da prefeitura de Manaus disse que aguarda uma declaração do prefeito Amazonino Mendes sobre a decisão dos vereadores de Belém.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade