PUBLICIDADE

Política

Boulos fará tour pela França e China após almoço com Marta para definir chapa

Pré-candidato à Prefeitura de São Paulo deve se reunir com prefeita de Paris e dirigentes de cidades chinesas

13 jan 2024 - 10h06
(atualizado às 12h03)
Compartilhar
Exibir comentários
Guilherme Boulos receberá apoio do PDT, ex-legenda do jornalista e apresentador Datena, que poderá ser vice-prefeito em chapa com Tabata Amaral (PSB-SP).
Guilherme Boulos receberá apoio do PDT, ex-legenda do jornalista e apresentador Datena, que poderá ser vice-prefeito em chapa com Tabata Amaral (PSB-SP).
Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão

O pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) embarca neste fim de semana em uma excursão pela Europa e Ásia para conhecer experiências bem-sucedidas de gestão pública a fim de incorporá-las a seu programa de governo. O tour internacional vai começar após o encontro, neste sábado, 13, entre o deputado federal e a ex-prefeita Marta Suplicy para selar o acordo para disputar a eleição municipal deste ano. Marta deverá voltar ao PT para assumir a vice na chapa de Boulos.

O primeiro destino da incursão psolista será a França. Na segunda-feira, 15, Boulos deve se reunir com a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, com o propósito de conversar sobre ações bem-sucedidas na capital francesa, como a "Cidade de 15 minutos", projeto que priorizou investimentos em transporte público. Depois, o parlamentar viaja à China, onde deverá se encontrar com dirigentes locais em diferentes municípios do país asiático. No dia 23, ele já terá agenda em São Paulo.

No entanto, segundo a assessoria do presidente, os compromissos em São Paulo têm natureza pessoal, e Lula não deve participar do almoço entre os dois aliados marcado para sábado. Até a noite desta sexta-feira, em linha com o que informou a assessoria de Lula, nem petistas nem pessoas próximas a Boulos foram informadas da eventual presença do presidente no encontro.

O almoço deste sábado marcará o primeiro encontro entre a ex-prefeita e o deputado do PSOL desde o fortalecimento da aliança. Marta e seu marido, Márcio Toledo, serão anfitriões para Boulos e sua esposa Natalia Szermeta em sua residência no bairro Jardim Paulista. A presença do deputado federal Rui Falcão (PT-SP) e de sua esposa também é aguardada.

O posicionamento oficial do PT de São Paulo em relação à aliança só será divulgado após a reunião do diretório municipal na terça-feira, dia 16. Durante o encontro, será discutida a filiação de Marta, e os termo para sua integração ao partido serão definidos. Conforme o estatuto do PT, a aprovação da filiação requer a autorização da Executiva nacional ou estadual.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade