'Injustiça, toc toc, grande dia, censura': veja reações de políticos sobre ação da PF contra Bolsonaro
Ex-presidente foi alvo de ordens judiciais expedidas pelo STF nesta sexta-feira, 18
A Polícia Federal realizou busca e apreensão na casa de Jair Bolsonaro e na sede do PL, com determinação do STF, impondo medidas restritivas como uso de tornozeleira eletrônica, restrições de comunicação e recolhimento domiciliar.
Aliados e opositores políticos se pronunciaram nesta sexta-feira, 18, após a Polícia Federal (PF) cumprir ordens judiciais contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O deputado federal Gilberto Silva (PL), por exemplo, afirmou que a operação contra o ex-presidente seria injusta e citou uma suposta perseguição a Bolsonaro. "A ditadura Brasileira não tem limites! Perseguem a oposição a todo momento. Essa operação contra Bolsonaro é mais uma prova disso", escreveu ele, em seu perfil no X.
O deputado Sóstenes Cavalcante, líder do PL na Câmara, por sua vez, ficou inconformado ao saber da operação. Em seu depoimento, ele ainda citou indiretamente o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"Colocaram tornozeleira em Bolsonaro. Mas não há crime, não há condenação, não há prova. Só há um “delito”: enfrentar o sistema. Agora ele está proibido de: usar redes sociais, de sair de casa à noite, de falar com embaixadores e de conversar com aliados Isso não é justiça. É censura. É a tentativa desesperada de calar quem ainda representa milhões. Enquanto corruptos são soltos, um ex-presidente é vigiado como bandido. Mas quem tem a verdade como escudo, não teme a mentira de toga. A história está anotando tudo. E o povo também".
Opositores conhecidos de Bolsonaro, como os deputados André Janones (Avante) e Guilherme Boulos (PSOL) também se manifestaram:
Grande Dia! Bolsonaro recebe visita da PF e passa a usar tornozeleira eletrônica. No Brasil, os golpistas vão ser punidos. pic.twitter.com/VNsQZEVlXD
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) July 18, 2025
🚨URGENTE! TOC TOC TOC
A Polícia Federal ACABA de cumprir mandados de busca e apreensão na CASA e ESCRITÓRIO de Bolsonaro! E o melhor: ele vai ter que usar TORNOZELEIRA ELETRÔNICA para não fugir do Brasil.
Está chegando a hora de cumprir minha promessa. Quando esse bosta for… pic.twitter.com/fMR9UlC8db
— André Janones (@AndreJanonesMG) July 18, 2025
🚨URGENTE
Polícia Federal ACABA de BATER na porta da casa do GOLPISTA Jair Bolsonaro!
- Ele é ALVO de busca e apreensão. O GOLPISTA SERÁ PRESO. 🚔👍 pic.twitter.com/8O8eDuSoPL
— Pedro Rousseff (@pedrorousseff) July 18, 2025
Operação
A PF informou que cumpre dois mandados de busca e apreensão, na manhã desta sexta-feira, 18, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ordens judiciais foram cumpridas na residência de Bolsonaro, em Brasília, e a outra na sede do Partido Liberal, legenda do ex-presidente. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A PF também confirmou que cumpriu medidas cautelares diversas da prisão. Por ordem do ministro Alexandre de Moraes, o ex-presidente ficará submetido a 'medidas restritivas', incluindo o uso de tornozeleira eletrônica.
Além disso, o ex-chefe do Executivo estará proibido de acessar as redes sociais; não poderá se comunicar com embaixadores, diplomatas estrangeiros e outros réus e investigados pelo STF, como o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), seu filho; e precisará cumprir o recolhimento domiciliar de 19 horas às 7 horas e também aos fins de semana.