Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Bolsonaro teria de ir a prisão de segurança máxima após sentença, segundo a lei

Ex-presidente foi condenado pela trama golpista após as eleições de 2022

11 set 2025 - 22h26
(atualizado às 22h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos de prisão por liderar uma organização criminosa golpista, mas especialistas apontam que ele provavelmente não cumprirá pena em presídio de segurança máxima, como prevê a lei.
Jair Bolsonaro e outros sete aliados serão julgados por trama golpista a partir desta terça-feira, 2
Jair Bolsonaro e outros sete aliados serão julgados por trama golpista a partir desta terça-feira, 2
Foto: Ton Molina/STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta quinta-feira, 11, Jair Bolsonaro (PL) à pena de 27 anos e três meses por crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. 

O ex-presidente foi apontado como líder de uma organização criminosa que planejou a trama golpista e, se condenado em definitivo, quem irá decidir o local do cumprimento da pena é o juíz de execução penal. De acordo com a legislação, na lei nº 12.850/2013, Bolsonaro deveria cumprir em um presídio de segurança máxima.

“É uma previsão da Lei das Organizações Criminosas. Quem é condenado por liderar uma organização criminosa, como foi o caso de Bolsonaro, teoricamente teria que cumprir a pena num presídio de segurança máxima. Mas é dado como certo de que não vai acontecer no caso dele”, pontua o advogado criminalista e professor de Direito Penal e Processo Penal Rafael Paiva. 

Questões como condições de saúde, idade e até mesmo pela segurança do próprio preso, podem impedir que a lei se cumpra na íntegra. “Teria base legal para acontecer, mas acho que não vai acontecer”, pontua. 

Enquanto o processo segue para as últimas etapas, Bolsonaro deve permanecer em prisão domiciliar. A expectativa é que ele, quando migre para regime fechado, fique em uma cela especial, como outros ex-presidentes. 

Bolsonaro é condenado: veja o cálculo de Moraes para dosimetria da pena:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade