PUBLICIDADE

Política

Bolsonaro responde a protesto "Vou sair em 1º janeiro de 27"

Presidente reagiu a cidadão que pediu seu impeachment; sobre despesas, disse que aumento se deve a operação para buscar brasileiros na China

10 mai 2020 - 18h38
(atualizado às 18h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Presidente Jair Bolsonaro gesticula na rampa do Palácio do Planalto, Brasília 
27/04/2020
REUTERS/Ueslei Marcelino
Presidente Jair Bolsonaro gesticula na rampa do Palácio do Planalto, Brasília 27/04/2020 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

BRASÍLIA - Confrontado por um popular em frente ao Palácio da Alvorada que afirmou "a democracia pede sua renúncia ou impeachment", o presidente Jair Bolsonaro respondeu que fica no comando do País até 1º de janeiro de 2027. Para seguir no cargo até esta data, Bolsonaro precisa vencer as eleições a presidente de 2022 e cumprir um segundo mandato.

O presidente também minimizou neste domingo (10), gastos com cartões corporativos da Presidência. Para apoiadores, mesmo sem ser questionado, ele disse que as despesas subiram porque teve de enviar aviões à China para repatriação de brasileiros que estavam isolados em Wuhan, em razão do surto da covid-19. "Teve quatro aviões para China para buscar gente lá. Daí gastou mesmo", disse.

O Estadão mostrou que gastos com cartão corporativo da Presidência da República, usado para bancar despesas sigilosas do presidente Jair Bolsonaro, dobraram nos quatro primeiros meses de 2020, na comparação com a média dos últimos cinco anos. A fatura no período foi de R$ 3,76 milhões, valor que é lançado mensalmente no Portal da Transparência do governo, mas cujo detalhamento é trancado a sete chaves pelo Palácio do Planalto.

As declarações foram feitas no fim da tarde deste domingo (10) quando Bolsonaro parou em frente à residência oficial para conversar com apoiadores. Ele retornara de uma cerimônia de "chá revelação" na casa de deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), seu filho, que será pai de uma menina.

"Vou sair em 1º de janeiro de 27", disse Bolsonaro ao popular. Ao contrário da larga maioria das pessoas que aguardam diariamente o presidente em frente ao Alvorada, o homem não era um apoiador de Bolsonaro. Ao falar sobre renúncia e impeachment do presidente, ele foi vaiado por defensores do presidente.

Mais de 30 pedidos de impeachment contra Bolsonaro foram apresentados ao Legislativo em cerca de 16 meses. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já afirmou que não é o momento de colocar o tema em pauta.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade