PUBLICIDADE

Política

Bolsonaro permanece com sonda e alimentação na veia

Novo boletim médico foi divulgado na manhã desta quarta-feira (12)

12 set 2019 - 10h48
(atualizado às 11h44)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Jair Bolsonaro permanece com sonda nasogástrica e com alimentação diretamente na veia, informa o boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira (12) no Hospital Vila Nova Star, onde ele se recupera de uma cirurgia realizada no domingo (8) para correção de uma hérnia incisional.

Bolsonaro fala no Palácio do Alvorada  28/8/2019 REUTERS/Adriano Machado
Bolsonaro fala no Palácio do Alvorada 28/8/2019 REUTERS/Adriano Machado
Foto: Reuters

O boletim, assinado pelo cirurgião-chefe Antônio Macedo, pelo clínico Leandro Echenique, pelo diretor-médico do Hospital Vila Nova Star, Antônio Antonietto e pelo médico da Presidência da República, Ricardo Peixoto Camarinha, informa ainda que o presidente tem "evolução clínica favorável, sem dor, afebril e com recuperação progressiva dos movimentos intestinais". Bolsonaro mantém fisioterapia respiratória e motora no hospital paulistano e as visitas continuam restritas.

Na noite de terça-feira, 10, a dieta líquida de Bolsonaro foi suspensa e ele passou a ter alimentação diretamente na veia, depois que a equipe médica precisou introduzir uma sonda nasogástrica para retirar o excesso de ar e aliviar uma distensão abdominal do presidente. Segundo o médico responsável pela cirurgia, Antônio Macedo, Bolsonaro teve uma "paralisação" do intestino, conhecida como íleo paralítico. De acordo com Macedo, a consequência é comum em cirurgias de grande porte e o presidente apresentou o mesmo quadro em cirurgias anteriores, em 12 de setembro de 2018 e em 28 de janeiro de 2019.

O procedimento cirúrgico a que o presidente foi submetido no domingo foi o quarto após ele ter sido esfaqueado há um ano, durante a campanha eleitoral, em Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais.

A primeira-dama Michelle Bolsonaro e o vereador licenciado Carlos Bolsonaro (PSC), do Rio, um dos filhos do presidente, estão em São Paulo como acompanhantes e dormem no hospital. Já o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) fazem visitas ao pai.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade