Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

Bolsonaro pede que apoiadores não levem cartazes a ato por anistia do 8/1 e quer foco em economia

Ex-presidente aposta em criticar o custo de vida para desgastar o governo Lula, que vem sendo cobrado pela inflação no preço dos alimentos

21 fev 2025 - 20h09
Compartilhar
Exibir comentários

BRASÍLIA - O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a convocar seus apoiadores para uma manifestação no Rio de Janeiro no mês que vem. Mas desta vez pediu que eles não levem cartazes às ruas para evitar problemas com a Justiça.

Em vez disso, Bolsonaro pediu foco na questão econômica, em especial o custo de vida, numa aposta para desgastar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que vem sendo cobrado pela inflação no preço dos alimentos.

O mote do ato que vem sendo convocado por lideranças bolsonaristas será a defesa da anistia aos condenados pela invasão dos prédios dos três Poderes em 8 de janeiro de 2023. Bolsonaro deve usar o evento como demonstração de força, em meio à denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra ele e outras 33 pessoas por tentativa de golpe de Estado.

É a segunda vez que Bolsonaro pede aos seus apoiadores evitarem faixas e cartazes com mensagens próprias. Trata-se de uma tentativa de unificar o discurso e evitar pleitos mais radicais, que sempre eram vistos nas dezenas de manifestações feitas ao longo de seu mandato (2019-2022), inclusive com aclamação por golpe de Estado, prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e intervenção militar.

"Um pedido aos influenciadores aqui. Vamos botar 1 milhão (de pessoas) em Copacabana. Só (quero) pedir para não levar nenhum cartaz. Porque se for para levar, daqui a pouco um infiltrado levanta um cartaz esquisito e todo mundo paga a conta. Não precisamos levar. O brasileiro, em sua maioria, sabe o que está em seu coração. Outras pautas estarão presentes, (como) o custo de vida", discursou para uma plateia cheia num evento do PL realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

No ano passado, o ex-presidente também convocou um ato pedindo que os manifestantes não levassem faixas ou cartazes. O protesto ocorreu em 25 de fevereiro de 2024 e lotou a Avenida Paulista.

Naquela ocasião, os apoiadores acataram o pedido e optaram por camisetas que estampavam palavras de ordem em exaltação a Bolsonaro e com slogans como "Deus, pátria e família" e "meu partido é o Brasil", já utilizados em outras manifestações ao longo da gestão do ex-presidente.

No evento desta sexta-feira, Bolsonaro declarou ter exagerado ao dizer no dia anterior que "cagou" para uma possível prisão por conta das investigações sobre sua eventual participação numa tentativa de golpe.

Desta vez, o ex-presidente modulou o discurso: "Ontem eu exagerei aqui um pouquinho, falando que estou assim para uma possível prisão. Mas você às vezes dá uns coices por aí".

Siga o 'Estadão' nas redes sociais

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade