PUBLICIDADE

Política

Ausência de Levy em anúncio de corte traz temor no governo

Versão extraoficial afirma que ministro marcou descontentamento com anúncio e outras decisões do governo

24 mai 2015 - 08h06
Compartilhar
Exibir comentários
Ausência de Levy em anúncio de corte traz temor no governo
Ausência de Levy em anúncio de corte traz temor no governo
Foto: Ueslei Marcelino / Reuters

O Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, não compareceu no anúncio do corte nas despesas do governo, realizado nesta sexta-feira. A ausência do ministro despertou especulações e receio sobre a possibilidade de que deixe o cargo. As informações são da Folha de S. Paulo.

Embora tenha surtido um efeito negativo entre alguns integrantes do governo, a versão oficial explicou que Levy estaria gripado e, por isso, não compareceria no evento mais importante desde que tomou posso na Esplanada.

Siga o Terra Notícias no Twitter

A versão extraoficial, porém, aponta a intenção de Levy de marcar posição sobre suas divergências ao anúncio realizado. Segundo essa versão, o ministro acredita que o ajuste é mais “sombrio” do que foi apresentado, além de ter defendido parâmetros de cortes orçamentários mais duros. Outros fatos também teriam afastado Levy de medidas tomadas pelo governo, como a estimativa de receita anunciada, de R$ 1,15 trilhão, a qual acredita ser superestimada.

Por fim, o Ministério da Fazendo chegou a sugerir que o Planalto abandonasse a MP 664, medida que impões regras mais duras para benefícios de pensão por morte e auxílio-doença, o que parece ter sido ignorado, com a publicação da MP no Diário Oficial da sexta-feira, dia do anúncio do corte. Antes de ir embora da Esplanada, contudo, Levy afirmou aos jornalistas que “segunda voltaria novo”, sugerindo querer desmobilizar insinuações de demissão. 

Governo prevê redução de 1,2% no PIB:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade