PUBLICIDADE

Política

Arthur do Val decide renunciar ao mandato na Assembleia de São Paulo

Deputado, que se referiu a refugiadas ucranianas com falas machistas, teve o mandato cassado pelo Conselho de Ética no dia 12; caso ainda vai ao plenário

20 abr 2022 - 13h32
(atualizado às 13h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Arthur do Val renunciou ao mandato de deputado
Arthur do Val renunciou ao mandato de deputado
Foto: Reprodução/Youtube Rafi Bastos / Estadão

O deputado estadual Arthur do Val (União Brasil), o Mamãe Falei, decidiu renunciar ao mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo. "Vou renunciar ao meu mandato em respeito aos 500 mil paulistas que votaram em mim, para que não vejam seus votos sendo subjugados pela Assembleia. Mas não pensem que desisti, continuarei lutando pelos meus direitos", disse o deputado, que se referiu a refugiadas ucranianas com falas machistas e sexistas. Os áudios foram divulgados e deram origem a um processo de cassação.

No dia 12, o Conselho de Ética da Assembleia Legislativa decidiu, por unanimidade, acatar o relatório que pedia a cassação do mandato do deputado. A renúncia anunciada por Arthur do Val não interrompe o processo. O caso ainda será analisado pelo plenário da Assembleia. "Sem o mandato, os deputados agora serão obrigados a discutir apenas os meus direitos políticos e vai ficar claro que eles querem na verdade é me tirar das próximas eleições", disse Arthur do Val.

Ele afirmou ainda ter sido vítima de um processo "injusto e arbitrário" na Alesp.

Votado em regime de urgência no Conselho de Ética, a punição foi sustentada pelo relator, deputado Delegado Olim (PP), com base em três denúncias: captação irregular de recursos para uma entidade civil; confecção de coquetéis molotov e o envio de áudios depreciativos às mulheres ucranianas.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade