PUBLICIDADE

Política

Aloprados: oposição não consegue aprovar convocação de ministros

29 jun 2011 - 12h30
Compartilhar
Claudia Andrade
Direto de Brasília

A oposição não conseguiu aprovar, na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, a convocação dos ministros da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e da ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para prestar esclarecimentos sobre denúncias relacionadas à suposta tentativa de compra de um falso dossiê que seria usado contra o tucano José Serra nas eleições de 2006 ao governo de São Paulo.

Os integrantes da comissão rejeitaram um requerimento de convocação de Mercadante por 14 votos contra e dois a favor. Em seguida, foi fechado um acordo para que outros cinco requerimentos relacionados às denúncias - que ficaram conhecidas como Dossiê dos Aloprados - fossem retirados de pauta. Na próxima semana, a comissão deverá votar requerimento de convite ao ministro Mercadante, o que não o obriga a comparecer à Câmara para prestar esclarecimentos. O requerimento de convite ou convocação à ministra Ideli Salvatti também deverá ser reapresentado.

A possibilidade de convocação da ministra de articulação do governo ocorre em meio à pressão dos parlamentares para a liberação de emendas ao Orçamento de 2009. A ministra tem afirmado que não há disposição da presidente Dilma Rousseff para prorrogar o decreto que determina que obras não iniciadas até o final do mês de junho terão os empenhos cancelados. Parlamentares da oposição e mesmo aliados do governo são contra uma decisão nesse sentido.

Os requerimentos apresentados à comissão incluíam outros citados nas denúncias sobre o Dossiê dos Aloprados, como o petista Expedito Veloso, que teria admitido a compra de dossiês por integrantes do partido.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra