Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Política

AGU notifica Meta para remover vídeo de Geraldo Alckmin manipulado por IA

Empresa responsável por Facebook e Instagram deverá excluir das plataformas o conteúdo classificado como 'enganoso e fraudulento' em até 24 horas

13 fev 2025 - 16h23
Compartilhar
Exibir comentários

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou a Meta, responsável pelo Facebook e pelo Instagram, para que a empresa remova de todas as plataformas um vídeo falso envolvendo o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). O conteúdo manipulado por inteligência artificial foi considerado "enganoso e fraudulento" pelo órgão, e deve ser retirado do ar em até 24 horas.

O vídeo falso mostra o vice-presidente numa entrevista falando sobre o uso do dinheiro público. Segundo o documento apresentado pela Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia (PNDD), a empresa pode ser responsabilizada caso não cumpra a exigência.

A AGU pediu ainda que, caso a Meta não exclua o conteúdo, ele deverá ser sinalizado com uma mensagem informando: "o vídeo foi gerado por por inteligência artificial - conteúdo alterado ou sintético". O órgão classificou o conteúdo como "desinformação" e afirmou que o vídeo "extrapola os limites da liberdade de expressão, caracterizando-se como evidente abuso de direito".

Meta removeu vídeo de Haddad manipulado

Em janeiro, a Meta removeu um vídeo do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que também havia sido manipulado por inteligência artificial. A empresa recebeu uma notificação da AGU exigindo a retirada do conteúdo das plataformas sob a justificativa de que se tratava de declarações inexistentes "sobre a criação de um imposto incidente sobre animais de estimação e pré-natal".

Siga o 'Estadão' nas redes sociais

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade