89% dos brasileiros acreditam que tarifaço vai impactar economia
Segundo pesquisa do DataFolha, 77% veem tarifaço afetando contas pessoais
As barreiras comerciais de 50%, aplicadas ao Brasil pelo governo de Donald Trump, devem ter impactos relevantes na economia nacional, segundo 89% dos brasileiros, de acordo com a última pesquisa DataFolha. O estudo revela que 66% da população acham que a sobretaxa terá impactos severos, enquanto 23% avaliam que vai prejudicar pouco. Outros 7% dizem não verem o impacto da medida.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A opinião de que os efeitos do tarifaço serão negativos é de 92% entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL). Já entre quem votou em Lula nas últimas eleições, a opinião é compartilhada por 87%.
A pesquisa foi feita entre 29 e 30 de julho e ouviu 2004 pessoas maiores de 16 anos em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.
A taxação também deve ter efeitos sobre a economia pessoal da população. É o que acreditam 77% dos entrevistados, sendo que 43% vê impactos negativos profundos, 34% acham que as consequências serão menores e 19% avaliam que não haverá prejuízo.
A maioria da população (72%) acha que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deveria negociar com os EUA para tentar reverter a decisão. Outros 15% afirmam que o Brasil deveria taxar igualmente os produtos americanos importados.
Cerca de 6% dos entrevistados acham que as condições impostas pelos EUA, de interromper o julgamento de Bolsonaro e aliados pela tentativa de golpe de Estado, deveriam ser atendidas. Entre os bolsonaristas, o porcentual é de 13% e de apenas 1% dos apoiadores de Lula.
A pesquisa apontou que 32% da população se considera bem informada sobre o tarifaço, enquanto 39% diz acompanhar a questão mais ou menos. Cerca de 9% diz estar mal informada e outros 18% não conhecem o assunto.