PUBLICIDADE

Polícia

Quase 4.500 armas de fogo foram apreendidas no Rio até julho

4 out 2017 - 14h41
Compartilhar
Exibir comentários
Fuzis apreendidos durante operação policial no Rio de Janeiro
Fuzis apreendidos durante operação policial no Rio de Janeiro
Foto: Governo do Estado do RJ/Divulgação/Carlos Magno

De janeiro a julho deste ano, 324 fuzis, 22 submetralhadoras, 2.063 pistolas e 2.049 revólveres foram apreendidos em todo o Estado do Rio, informou o Instituto de Segurança Pública (ISP). Para combater o comércio ilegal de armas, a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) está usando a tecnologia no trabalho de investigação e inteligência. Um novo sistema de informática que está sendo desenvolvido agrupará em um banco de dados informações detalhadas para subsidiar as investigações. Com isso, os investigadores passam a contar com informações precisas sobre cada armamento apreendido no Estado.

De acordo com o titular da Desarme, André Leiras, para produzir dados estatísticos mais precisos, a delegacia propôs ao setor de informática da Polícia Civil algumas alterações sistêmicas, de modo a stornar mais fidedignas as informações apresentadas. "A proposta é que, após o exame pericial esses dados retornem ao sistema. Isto dará mais subsídio à investigação".

Com o novo modelo, os investigadores vão contar com informações extras. Leiras ressaltou que toda arma apreendida é periciada e que, nessa verificação, surgem dados que não constam do registro inicial. São detalhes técnicos que apenas o perito pode fornecer. "São essas minúcias que permitem saber, por exemplo, a origem de fabricação do artefato. É possível identificar se um AK-47 é russo ou chinês".

André Leiras informou ainda que, pela proposta, todo laudo será automaticamente incorporado ao banco de dados. "Queremos chegar à origem desses fuzis. Saber qual caminho fizeram para chegar ao Rio, e quem são as pessoas ou organizações criminosas envolvidas".

Troca de informações

A Desarme troca constantemente informações com todas as delegacias da Polícia Civil do Rio de Janeiro e de outros Estados. Além disso, atua em parceria com órgãos nacionais e internacionais, como os americanos DEA (Drug Enforcement administration) e ATF (Bureau of Alcohol, Tobacco, Firearms and Explosives). Também entram na lista as polícias Federal e Rodoviária Federal, a Receita Federal e o Exército, além de agências de inteligência.

Com o trabalho atual, é possível produzir investigações qualificadas, com base em informações de inteligência. Segundo a Desarme, um fuzil vale no mercado negro entre R$ 50 a R$ 70 mil. Em uma compra legal, nos Estados Unidos, por exemplo, a arma valeria 1,5 mil dólares.

Todas as portas de entrada do estado recebem fiscalização. Como resultado, a Polícia Civil apreendeu, em junho, 60 fuzis de guerra no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, vindos de Miami.

Veja também

Câmera de policial mostra momento em que local de atirador de Las Vegas foi identificado:
Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade