PUBLICIDADE

Polícia

Ladrão grava tutorial de assalto e é encontrado pelo celular

1 out 2017 - 16h02
Compartilhar
Exibir comentários

Tirar uma selfie, gravar um vídeo para as redes sociais, tomar um suco e pernoitar em um hotel. Ações corriqueiras, típicas de qualquer brasileiro, facilmente documentadas e armazenadas em aparelhos celulares modernos, equipados com tecnologias como câmeras potentes e sistemas de GPS. Pois foi exatamente esse conjunto de facilidades que colocou um ladrão atrás das grades nesta semana em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. 

Pessoa com telefone celular
Pessoa com telefone celular
Foto: BBCBrasil.com

O caso começa ainda na madrugada da quinta-feira (28), quando Diógenes Kauer, 32 anos, vasta ficha criminal por diferentes delitos, resolve assaltar uma lanchonete na cidade. Ao chegar no local encontra um celular e decide usá-lo para gravar vídeos da ação criminosa, numa espécie de “tutorial do crime”. Nas imagens, Diógenes aparece ensinando a arrombar um cofre e a como driblar sistemas de segurança. 

Em posse de uma mochila com as ferramentas de “trabalho”, ele detalha os meandros do roubo. No meio da ação, ainda encontra tempo para matar a sede tomando um suco de laranja. Na sequência decide comemorar o sucesso da noite em um hotel, na companhia de duas prostitutas e sob efeito de drogas adquiridas com o dinheiro levado da lanchonete.

Mas a alegria durou pouco. Após a “comemoração”, Kauer é surpreendido pela polícia na porta do hotel logo no começo da manhã. Surpreso, ele tenta negar o assalto, mas foi traído pela tecnologia que tanto parecia dominar: deixou o GPS do telefone ligado, facilitando o trabalho de buscas da investigação.

Dos R$ 10 mil roubados da lanchonete, apenas R$ 6 mil foram recuperados: o restante já havia sido gasto na noitada. No aparelho celular, que o assaltante alegou ter “achado no chão”, os patrulheiros encontraram as selfies e vídeos da noite passada, confirmando o crime. A partir do flagrante, ele foi imediatamente levado para a delegacia e já está recolhido ao sistema prisional.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade