Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Polícia

Homem é preso por arrastar cachorro amarrado em caminhão por 1 km em SC

Vídeo de câmera de segurança mostra animal sendo arrastado por veículo; tutor foi indiciado por maus-tratos

16 dez 2025 - 14h38
(atualizado às 16h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Cachorro foi arrastado por motorista de caminhão em SC
Cachorro foi arrastado por motorista de caminhão em SC
Foto: Reprodução/Redes sociais

Um homem de 34 anos foi preso nesta segunda-feira, 15, e indiciado por maus-tratos contra um cachorro de estimação, após ser filmado arrastando o animal preso por uma corda a um caminhão, por cerca de um quilômetro, em Blumenau (SC). As imagens do crime foram gravadas no dia 29 de novembro.

De acordo com a Polícia Civil, o cachorro foi encontrado junto ao tutor com feridas pelo corpo, além de ter tido as unhas arrancadas e partes musculares expostas pelos ferimentos. O homem admitiu que não levou o cão ao veterinário durante os 16 dias após o ocorrido. 

As autoridades descobriram o caso após câmeras de segurança filmarem o animal sendo arrastado pelo veículo. Após investigações, a Polícia Civil encontrou a casa do motorista e encontrou o cão vítima de maus-tratos, que foi resgatado.

Cachorro teve ferimentos após ser arrastado, ao ficar amarrado em caminhão em SC
Cachorro teve ferimentos após ser arrastado, ao ficar amarrado em caminhão em SC
Foto: Reprodução/Redes sociais

O cachorro recebeu atendimento veterinário na Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), que atestou que ele estava em situação de “maus-tratos e sofrimento desnecessário, necessitando de atendimento profissional imediato”.

Segundo a polícia, o motorista alegou que teria saído com o veículo sem perceber que o animal estava amarrado na parte traseira, passando a arrastá-lo e causando graves lesões. Ele teria sido alertado por pessoas na rua de que o animal estava amarrado, mas seguiu viagem mesmo assim. Em depoimento, ele disse que estava com o cão há um ano.

O cachorro foi resgatado e deve passar por tratamento. Depois, será encaminhado para adoção consciente.

Maus-tratos é crime

Maltratar animais é considerado crime no Brasil, segundo a Lei nº 9,605/1998. A pena varia de três meses a um ano de detenção, além de multa.

No caso de cães e gatos, a punição é ainda mais severa, com prisão de dois a cinco anos, multa e proibição de guarda do animal.

As ocorrências deste tipo podem ser denunciadas à Polícia Militar pelo telefone 190, ou pela Promotoria de Justiça mais próxima.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade