Carro com buraco para fuzil é achado em ação contra 'bunker' do CV no Rio
Operação Torniquete, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, tem objetivo de coibir ações da facção criminosa
A Polícia Civil do RJ realizou uma operação no Complexo do Chapadão, localizando veículos roubados e uma SUV adaptada para tiros de fuzil; quatro suspeitos foram detidos, e a operação visa combater o financiamento do tráfico pelo Comando Vermelho.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, na manhã desta quarta-feira, 3, uma nova etapa da Operação Torniquete no Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio. A ação mira uma área conhecida como Gogó de Guadalupe, apontada pelas investigações como um dos principais bunkers do Comando Vermelho (CV) para guardar e circular veículos roubados. Um veículo adaptado para facilitar tiros de fuzil foi encontrado durante a ação.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Coordenada pela Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Capital (DRFA-CAP), a operação cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão, além de avançar em diligências de inteligência que fundamentam investigações em andamento. Segundo a Polícia Civil, quatro suspeitos foram capturados, sendo dois deles em flagrante, com drogas e arma.
Durante as buscas, os agentes localizaram e apreenderam uma SUV blindada adaptada para confrontos armados, com seteiras improvisadas, que são buracos que permitem o disparo de fuzis de dentro do veículo. De acordo com a DRFA-CAP, o carro era utilizado em “bondes” do tráfico e faz parte da estrutura logística que sustenta roubos de carros na região. Outros veículos com registro de roubo também foram encontrados.
O governo estadual destacou que o Chapadão se tornou um centro de operações do crime, ligado aos roubos de carros. “Seguimos firmes no enfrentamento ao crime que afeta diretamente o cidadão. Grupos que atacam o patrimônio dos trabalhadores, para financiar o crime organizado, serão caçados e desmontados”, afirmou o governador Cláudio Castro, por meio de nota.
Operação já prendeu mais de 700 pessoas
Iniciada em setembro de 2024, a Operação Torniquete é considerada uma das principais frentes de repressão ao roubo, furto e receptação de veículos e cargas no estado. Segundo dados da Polícia Civil, as ações já prenderam mais de 700 criminosos, recuperaram quase R$ 43 milhões em cargas e automóveis e ultrapassaram R$ 70 milhões em bloqueio de bens ligados às facções.
A corporação reforça que crimes patrimoniais ligados ao CV são parte central do financiamento do tráfico, alimentam disputas territoriais e fornecem recursos para custear a estrutura do grupo, incluindo pagamentos a familiares de membros presos ou foragidos.
As operações continuam para encontrar áreas usadas como depósitos, desmanches ou pontos de circulação de veículos roubados.