PUBLICIDADE

Política

Mourão é "adolescente desqualificado" para debate, diz Olavo

22 abr 2019 - 18h15
(atualizado às 18h23)
Compartilhar
Exibir comentários
O escritor Olavo de Carvalho
O escritor Olavo de Carvalho
Foto: REPRODUÇÃO / Estadão Conteúdo

O escritor Olavo de Carvalho disparou mais uma onda de ataques ao vice-presidente da República, Hamilton Mourão, nesta segunda-feira, depois de Mourão afirmar que Carvalho deveria se limitar à posição de astrólogo.

Neste final de semana, um vídeo em que Carvalho diz que o presidente Jair Bolsonaro está cercado de intrigas e criticou os militares, a quem acusou de terem destruído a direita brasileira durante a ditadura e de abrirem espaço para o comunismo.

"Qual foi a última contribuição das escolas militares para a alta cultura nacional? As obras do Euclides da Cunha. Depois de então foi só cabelo pintado e voz empostada. Cagada, cagada. Esse pessoal subiu ao poder em 1964, destruiu os políticos de direita e sobrou o quê? Os comunistas", afirmou.

O vídeo chegou a ser distribuído nas redes sociais de Bolsonaro, que são controladas por seu filho Carlos. Foi apagado e depois postado por Carlos em sua própria conta, mas foi deletado novamente.

"Mostra o total desconhecimento dele do ensino militar e é até bom a gente convidá-lo para ir nas nossas escolas para conhecer", disse Mourão, que é general da reserva do Exército, quando questionado sobre o vídeo. "E acho que ele deve se limitar à posição que ele desempenha bem, que é de astrólogo que prevê as coisas, ele é bom nisso."

Mourão disse ainda que Carvalho, tratado como guru ideológico de parte do governo --especialmente dos filhos do presidente-- "perdeu o timing" e não está entendendo o que está acontecendo no Brasil.

"Até porque ele mora nos Estados Unidos e não está apoiando o governo, não está sendo bom para o governo", afirmou o vice-presidente.

Ao ser chamado de "astrólogo", Olavo de Carvalho respondeu ao vice e o chamou de "adolescente desqualificado para qualquer debate sério".

Mourão, em entrevista em Bogotá, Colômbia 25/2/2019 REUTERS/Luisa Gonzalez
Mourão, em entrevista em Bogotá, Colômbia 25/2/2019 REUTERS/Luisa Gonzalez
Foto: Reuters

"O Mourão deveria se limitar à única função que desempenha bem, de modelo. Se o presidente tem a humildade suficiente para reconhecer a dívida que tem para comigo, seus inferiores não deveriam se expor ao ridículo de fingir que não me devem nada", escreveu em suas contas nas redes sociais, acrescentando ainda que o vice-presidente "não tem capacidade" para julgar sua "obra".

Em seguida, Carlos Bolsonaro também foi às redes sociais defender o escritor. O filho do presidente, que controla as contas do pai no Twitter e Facebook, afirmou que Olavo de Carvalho "é uma gigantesca referência do que vem acontecendo há tempos no Brasil".

"Desprezar isso só tem três motivos: total desconhecimento, se lixando para os reais problemas do Brasil ou acha que o mundo gira em torno de seu umbigo por motivos que prefiro que reflitam", escreveu o filho do presidente.

Essa não é a primeira vez que Olavo de Carvalho ataca os militares mais próximos do Planalto. Em março deste ano, o auto-intitulado filósofo chamou o vice-presidente de "idiota" e que Bolsonaro está cercado de traidores.

No início deste mês, atacou o ministro da Secretaria de Governo, general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz, em uma série de tuítes, e chegou a dizer que o ministro "não presta".

Em nenhum dos casos Bolsonaro saiu em defesa de seus auxiliares.

Veja também:

Direto ao Ponto: Semana foi marcada por polêmica no Judiciário:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade