PUBLICIDADE

Lula visita mausoléu de Arafat na primeira visita a Ramallah

17 mar 2010 - 16h37
(atualizado às 18h02)
Compartilhar

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva visitou, nesta quarta-feira, o túmulo do líder palestino Yasser Arafat, morto em 2004, e se disse disposto a conversar com todas as partes, inclusive o movimento islamita Hamas, ao final de uma viagem histórica aos territórios palestinos.

Ele também inaugurou a rua do Brasil em Ramallah (Cisjordânia), onde fica a sede da Autoridade Palestina, antes de um encontro com o presidente palestino, Mahmud Abbas.

"Estou muito feliz de que a rua do Brasil fique em frente ao mausoléu de Arafat. Isto demonstra o carinho que o povo palestino sente pelo povo brasileiro", afirmou Lula durante a cerimônia, na presença do primeiro-ministro palestino, Salam Fayyad.

No começo de janeiro, o Brasil anunciou que não excluiria entrar diretamente em contato com o Hamas caso isto pudesse ajudar a resolver o conflito israelense-palestino.

Estados Unidos e União Europeia consideram o Hamas um movimento terrorista e exigem que renuncie à violência e que reconheça o Estado hebraico. Luta reiterou o compromisso do Brasil com a paz entre israelenses e palestinos, afirmando que o "Brasil fará tudo o que estiver em seu poder" para que este objetivo seja alcançado.

"O Brasil sempre defendeu a paz no Oriente Médio e nunca esteve tão envolvido para conseguir", afirmou. O presidente brasileiro também pediu o fim da colonização israelense na Cisjordânia ocupada - o que está na origem de uma crise diplomática aberta entre Israel e os Estados Unidos, deflagrada na semana passada -, e o fim do bloqueio à Faixa de Gaza, imposto pelo Estado hebreu desde 2007.

Usando um tradicional "keffiyeh" (lenço palestino) sobre os ombros, Lula depositou uma coroa de flores sobre o túmulo de Yassar Arafat. O keffiyeh que cobria a placa com o nome "rua do Brasil" foi entregue pelo prefeito de Ramallah, Janet Mikhail, que a colocou sobre os ombros do presidente brasileiro.

Nesta tarde, Lula viajou para a Jordânia, onde concluirá seu giro regional. A primeira visita de Lula - e de um presidente brasileiro - a Israel e territórios palestinos foi marcada pelo boicote ostensivo ao seu discurso na Knesset (Parlamento israelense) e no jantar oficial por parte do ministro israelense das Relações Exteriores, o ultranacionalista Avigdor Lieberman.

Segundo a imprensa local, desta forma Lieberman quis manifestar seu descontentamento pelo fato de Lula não ter visitado a tumba de Theodor Herzl, fundador do sionismo político.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade