PUBLICIDADE

Liberação de derivado da maconha dá esperança a menina

14 jan 2015 - 21h38
(atualizado em 15/1/2015 às 11h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Liberação de substância derivada da maconha dá esperança:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) retirou nesta quarta-feira o Canabidiol (CBD) da lista das substâncias proibidas. A reclassificação trouxe um alento para famílias como a de Margarete Brito, que já utilizam a substância derivada da maconha, mas que atualmente precisam importá-la.

A medida abre caminho para que seja desenvolvido um medicamento nacional à base do princípio ativo da droga, o que tornará o tratamento mais acessível no Brasil. A decisão da agência foi tomada apoiada em estudos científicos que indicam efeito terapêutico e não causador de dependência do Canabidiol. Sofia, de 5 anos, filha de Margarete, é portadora da síndrome CDKL5 e toma 5 mililitros diários da substância há um ano.

Antes de começar o tratamento, tomava quatro medicamentos anticonvulsivante e chegou a ter 58 crises convulsivas por mês. Com o Canabidiol, as crises caíram para 13 por mês, e Sofia já deixou de usar três dos medicamentos. Margarete mantém esperanças de que, em breve, o tratamento permita reduzir ainda mais a dependência de sua filha dos remédios.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade