PUBLICIDADE

Lava Jato: ex-diretor da Petrobras Renato Duque deixa cadeia

Ele foi citado pelo doleiro Alberto Youssef e pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa como um dos beneficiários do esquema que pode ter movimentado mais de R$ 10 bilhões

3 dez 2014 - 13h38
(atualizado às 13h38)
Compartilhar
Exibir comentários
Sede da Petrobras no Rio de Janeiro. 14/11/2014
Sede da Petrobras no Rio de Janeiro. 14/11/2014
Foto: Sergio Moraes / Reuters

Beneficiado por um habeas corpus expedido pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque deixou nesta quarta-feira a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, onde estava preso desde o dia 14 de novembro, em meio à sétima fase da Operação Lava Jato.

Duque é acusado de participar do esquema criminoso de superfaturamento de contratos da Petrobras, de formação de quartel por empreiteiras e pagamento de propina a partidos e agentes políticos. Ele foi citado pelo doleiro Alberto Youssef e pelo ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa, réus no processo, como um dos beneficiários do esquema que, de acordo com a PF, pode ter movimentado mais de R$ 10 bilhões.

Antes de o habeas corpus do STF, a defesa de Renato Duque havia tentado, sem sucesso, libertar o ex-diretor. No dia 20 de novembro, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, negou o pedido para que Duque deixasse a cadeia.

Em liberdade, Duque deve entregar o passaporte à Justiça e não vai poder deixar o País. Ele também está proibido de mudar de endereço e é obrigado a comparecer a todos os atos processuais quando for intimado.  

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade