PUBLICIDADE

Infraero se diz pronta a acionar plano contra gripe suína

27 abr 2009 - 20h23
(atualizado em 28/4/2009 às 20h12)
Compartilhar

A Infraero informou, em nota divulgada nesta segunda-feira, que está pronta para colocar em prática os Planos Específicos de Contingência à Influenza em dez aeroportos brasileiros, para evitar que o vírus da gripe suína chegue ao Brasil. O plano foi criado em 2006 pelo Grupo Executivo Interministerial (GEI) por causa da possibilidade de uma pandemia de gripe aviária.

Os dez aeroportos definidor pelo GEI são os de Brasília, Campinas, Fortaleza, Guarulhos, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Salvador e o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro.

O Plano prevê, entre outras ações, que os Postos de Primeiros Socorros (PPS) dos aeroportos estejam aptos a: acompanhar os níveis de alerta pandêmicos no Brasil, definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS); atender no posto aos casos suspeitos; fazer uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no atendimento nos casos suspeitos; avaliar os sintomas sob suspeitas; transportar o passageiro suspeito para centros de referência.

A Infraero também já determinou a todos os 32 aeroportos internacionais, sob sua administração, que divulguem aviso sonoro com a mensagem da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), alertando aos passageiros com sintomas da gripe suína a procurarem imediatamente um posto da agência nos aeroportos.

Emergencialmente, Guarulhos, Galeão e Brasília já colocaram o aviso. Até o fim do dia, os outros aeroportos estarão divulgando o alerta.

Veja a íntegra do aviso:

"Viajantes procedentes, nos últimos 10 dias, do México, Canadá e Estados Unidos, e que apresentem: febre alta repentina, superior a 38ºC, acompanhada de tosse e/ou dores de cabeça, musculares e nas articulações, procurem a Anvisa neste aeroporto".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade