PUBLICIDADE

Homicídios caem, mas letalidade policial aumenta no Brasil

10 set 2019 - 14h58
(atualizado em 11/9/2019 às 11h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Relatório aponta que país registrou 57.341 mortes violentas em 2018, redução de 10,4% em relação ao ano anterior. Letalidade policial, porém, tem aumento recorde. Policiais mataram mais de 6 mil pessoas no ano passado.O número de mortes violentas no Brasil caiu 10,4% em 2018, quando foram registrados 57.341 homicídios no país, segundo dados revelados nesta terça-feira (10/09) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Apesar da queda, o relatório anual mostrou, porém, que houve um aumento recorde na letalidade policial.

Operação policial no Rio de Janeiro, estado com a polícia mais letal do país
Operação policial no Rio de Janeiro, estado com a polícia mais letal do país
Foto: DW / Deutsche Welle

Desde 2015, havia um crescimento contínuo no número de homicídios no país. Em 2017, foi registrado o recorde de 64.021 assassinatos, impulsionado principalmente pela disputa de territórios entre facções criminosas. O ano foi marcado pelos massacres em penitenciárias de Manaus, Boa Vista e Natal. A queda atual, que é a maior da série histórica iniciada em 2007, rompe essa evolução. Além disso, a quantidade de mortes violentas foi a menor já registrada desde 2013.

O relatório mostrou que houve uma diminuição de homicídios em 23 das 27 unidades federativas. Os Estados que registraram as maiores queda foram Acre, 25%, Pernambuco, 23,4%, Minas Gerais, 21,4%, Rio Grande do Sul, 21%, e Alagoas, 19%. Já Roraima, Tocantins, Amapá e Pará registraram um aumento no número de mortes.

"A queda retoma o patamar anterior a 2014, que já era alto. A redução não significa que conseguimos mudar a situação de forma significativa, mas que a crise vista em 2016 e 2017 foi em parte superada", afirmou o diretor-presidente do FBSP, Renato Sérgio Lima, ao jornal O Estado de S.Paulo.

Lima ressaltou que essa queda ocorreu devido à aparente trégua nos conflitos entre facções criminosas e a implantação de políticas estaduais de segurança pública mais eficientes.

O relatório revelou, no entanto, um aumento de 20,1% no número de mortes cometidas por policiais. Em 2018, 6.220 pessoas foram mortas por agentes de segurança civis e militares. A série histórica do fórum mostrou que a letalidade policial vem crescendo constantemente desde 2013.

Enquanto mortes cometidas agentes de segurança seguem em alta, o assassinato de policiais está em queda desde 2016. Em 2018, houve uma queda de 8% em homicídios contra policiais, com 343 mortos, a grande maioria, 75%, foi assassinada quando estava de folga.

A polícia mais letal do país é a do Rio de Janeiro, que matou 1.534 pessoas em 2018, seguida pela de São Paulo, 851, e Bahia, 794. O Estado com o maior taxa de mortes de policiais no país é Pará, seguido do Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

Outro aumento preocupante foi indicado no relatório. O número de mortes não esclarecidas cresceu 7% em 2018, chegando a 8.111. Essas mortes não entram nas estatísticas oficiais. Quase um terço das mortes classificadas como suspeita estão concentradas em São Paulo.

O relatório do fórum reúne dados de registros policiais dos Estados e incluiu os números de homicídios dolosos, quando há a intenção de matar, lesões corporais seguida de morte, mortes ocorridas em intervenções policiais e latrocínio - roubo seguido de morte.

Além do número de homicídios, o relatório mostrou também uma redução de 14,1% nos crimes contra o patrimônio, como furto. Houve uma queda de 16,1% no roubo de veículos, 15,9% no de residências, 14,2% a pedestres, 32,8% de bancos e 20,2% de cargas.

Enquanto a violência diminui, o relatório mostrou um aumento nos gastos com segurança pública no país, que chegaram a 91 bilhões de reais em 2018, 3,9% a mais do que no ano anterior. Especialistas, porém, afirmam que há uma não correlação direta entre esses dois fatores.

Com uma das menores taxas de homicídios, São Paulo é um dos Estados que menos gasta em segurança pública. Já Roraima é dos que mais gasta e tem o maior índice de mortes violentas. Investir mais no setor não significa que recursos são aplicados em respostas eficientes, como a investigação. O relatório, por exemplo, mostrou que apenas 0,6% destes 91 bilhões de reais foram destinados a informação e inteligência.

Especialistas ressaltam que investimentos em educação, na qualificação do trabalho policial, principalmente em inteligência e investigação efetiva, e na melhoria do sistema carcerário, além de mudanças na política criminal, são fundamentais para combater a violência no país.

CN/ots

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade