Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Governo Lula envia acordo Mercosul-UE ao Congresso

Expectativa é de que o tratado seja votado após o Carnaval

3 fev 2026 - 09h10
(atualizado às 10h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Congresso o acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia, assinado pelos dois blocos em 17 de janeiro, no Paraguai.

Lula com Ursula von der Leyen, da UE, em encontro no Rio de Janeiro
Lula com Ursula von der Leyen, da UE, em encontro no Rio de Janeiro
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O despacho, que deverá ser analisado pela Câmara dos Deputados, foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

"No Brasil, o Acordo Provisório de Comércio foi encaminhado ao Congresso Nacional, responsável pela análise e aprovação legislativa. Nos países do Mercosul, o trâmite interno é semelhante. Enquanto, no âmbito da União Europeia, para o acordo comercial é exigida apenas a aprovação do Parlamento Europeu", diz um comunicado do Palácio do Planalto.

A estratégia do governo Lula é acelerar a tramitação no Congresso como forma de sinalizar compromisso político com o acordo, em um contexto no qual o Parlamento da UE encaminhou o texto ao Tribunal de Justiça do bloco, movimento que pode prolongar o processo de ratificação e adiar a entrada em vigor.

O presidente da Câmara, Hugo Motta, já sinalizou que pretende dar "prioridade" à tramitação do tratado, que pode ser votado após o Carnaval. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade