Gilmar Mendes diz que Brasil enfrentou tentativa de golpe "em plena luz do dia"
Um dia após o presidente norte-americano, Donald Trump, impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, entre outros motivos pelo que chamou de "caça às bruxas" ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que o Brasil enfrentou uma tentativa de golpe "em plena luz do dia".
"O que nenhuma outra democracia contemporânea enfrentou: uma tentativa de golpe de Estado em plena luz do dia, orquestrada e planejada por grupos extremistas que se valeram indevidamente da imunidade irrestrita das redes sociais", disse Gilmar Mendes em uma publicação no X.
Bolsonaro é réu no STF por tentativa de golpe depois de perder a eleição presidencial em 2022 para o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva.
Ao anunciar as tarifas de 50% na quarta-feira, em uma carta, Trump vinculou parte de sua decisão ao tratamento recebido por Bolsonaro. "É uma caça às bruxas que deve acabar imediatamente!", disse Trump.
Na carta, o presidente norte-americano também disse que as taxas foram impostas devido "em parte aos ataques insidiosos do Brasil às eleições livres e aos direitos fundamentais de liberdade de expressão de norte-americanos".
Sem mencionar Trump em nenhum momento, Gilmar Mendes disse que "nenhuma outra Suprema Corte no mundo sofreu ataques tão virulentos à honra de seus magistrados, incluindo planos de assassinato arquitetados por facções de grupos eleitorais derrotados".
"O que se escreve no Brasil hoje é um verdadeiro capítulo inédito na história da resistência democrática", finalizou o ministro.