PUBLICIDADE

Forte calor faz Parque Nacional de Brasília ficar lotado

Em plena manhã desta quarta-feira (14), a fila de carros chegava a quase 1 quilômetro

14 jan 2015 - 21h35
Compartilhar
Exibir comentários
O parque pode receber até 2 mil pessoas, de segunda a quinta-feira.
O parque pode receber até 2 mil pessoas, de segunda a quinta-feira.
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O calor e a falta de chuvas no Distrito Federal – atípicos para esta época do ano – devem continuar até o início da próxima semana, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com isso, a opção para milhares de brasilienses se refrescarem tem sido as piscinas do Parque Nacional de Brasília, também conhecido como Água Mineral, que vem operando em capacidade máxima todos os dias, com filas de carro que vão da portaria ao acostamento da rodovia mais próxima.

O parque pode receber até 2 mil pessoas, de segunda a quinta-feira. Nos fins de semana, a capacidade chega a 3 mil pessoas, quando funcionam as duas piscinas do parque.

Em plena manhã desta quarta-feira (14), a fila de carros chegava a quase 1 quilômetro. Para os visitantes, muitos em férias escolares, a espera vale a pena.

“Eu vim semana passada, a fila também estava bem grande, mas compensa. Está fazendo muito calor e infelizmente, não temos muitas opções aqui em Brasília”, disse a servidora pública Kelly Souza Pereira, de 29 anos. “Já tem 20 minutos que estamos aqui [na fila], mas no domingo é pior, estão preferimos vir na quarta mesmo.”

 Nos fins de semana, a capacidade chega a 3 mil pessoas, quando funcionam as duas piscinas do parque.
Nos fins de semana, a capacidade chega a 3 mil pessoas, quando funcionam as duas piscinas do parque.
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Segundo a chefe substituta do parque, Juliana de Barros Alves, mesmo com a grande procura, não é possível ampliar o horário de funcionamento ou número de frequentadores do local. “Nós temos o período de repouso dos bichos. Aqui é uma unidade de proteção integral e temos que proteger também os animais silvestres. Eles precisam desse horário de descanso”, explicou.

O parque tem duas piscinas, conhecidas pelos frequentadores como a velha e a nova, além de uma trilha pelo cerrado típico da região. Para o estudante Marcos Antonio Aguiar, de 25 anos, falta, no entanto, um ponto de venda de comida e bebida: “Eu não sabia que a lanchonete estava fechada e não trouxe nada, agora só vou poder ficar até as 13h, porque mais tarde vai dar fome”.

Juliana conta que a lanchonete funcionava sem licitação e teve que ser fechada, mas o problema deve ser resolvido logo. “Tivemos que adequar isso e agora fizemos a licitação. Acreditamos que nos próximos 30 dias já esteja funcionando [a lanchonete] na piscina nova. Estamos com um projeto para, futuramente, ter várias opções de lanchonete aqui, mas ainda está em construção. Por isso, os frequentadores podem trazer comida à vontade para fazer piquenique.”

A administração lembra que bebidas alcoólicas, facas e utensílios de vidro não podem entrar no parque e que alimentar os animais também é proibido, principalmente os macacos. Para os banhistas que queiram fazer a trilha, o conselho é que calcem um par de tênis.

Para o fim de semana, o Inmet prevê céu claro com poucas nuvens e temperatura máxima de 32 graus Celsius. A umidade pode variar de 30% a 80% e, por isso, a recomendação é que os banhistas bebam bastante água e usem protetor solar.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade