Flávio fica a um passo da presidência, e Lula busca milagre em 2º turno
Resultado confirma 'annus horribilis' da esquerda sul-americana
Flávio Bolsonaro lidera a corrida presidencial contra Lula, cuja reeleição depende de uma improvável virada no segundo turno diante do avanço conservador. Impulsionado pelo desgaste do petista e pelo descontentamento popular, Flávio sinaliza uma guinada à direita alinhada aos EUA, prometendo indulto ao pai, corte de gastos, flexibilização ambiental e foco na segurança pública, o que pode isolar o país de parceiros como a China e a União Europeia, consolidando o declínio da esquerda na região.
Por Marcello Campo - Flavio Bolsonaro está a um passo da vitória. Em 20 dias, o Brasil, país mais importante e rico da América do Sul, muito provavelmente entrará na órbita trumpiana, consagrando a afirmação da chamada Doutrina Donroe em toda a região.
Sua vitória mudaria as coisas no Brasil mas também em nível global. Flavio já anunciou que concederá indulto ao pai, Jair, hoje em prisão domiciliar, condenado pela tentativa de golpe de 2023, que reduzirá os gastos públicos e usará mão de ferro contra o crime.
Novidades também no front ambiental: a seu ver, "as restrições limitam o desenvolvimento da economia", e o aquecimento global é "um evento cíclico". Todas más notícias para os defensores da Amazônia, o coração verde do planeta, e para quem combate a crise climática, aqui como no resto do mundo.
Com ele presidente, o Brasil entrará ainda no Escudo das Américas, a aliança político-militar regional promovida pelos EUA. E a aproximação com Washington poderá esfriar as relações de Brasília com Pequim, assim como com Bruxelas, e dificultar a implementação do acordo recém-assinado entre a União Europeia e o Mercosul.
O voto decisivo será em 25 de outubro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está pouco menos de dois pontos percentuais atrás, mas os outros candidatos, que juntos valem 7%, estão muito mais próximos da direita do que do petista. Ou seja, o líder progressista precisaria de um milagre político para conseguir reverter a situação.
Ele fará um apelo a quem não foi votar e a quem votou branco ou nulo. Apostará no medo de ter um Bolsonaro novamente à frente do Brasil. Mas, mesmo se conseguir, seu quarto mandato seria um calvário, condicionado por uma Câmara dominada pela direita e por um Senado capaz de nomear ministros hostis no Supremo Tribunal Federal (STF).
Cartazes pró-Lula em São PauloA provável derrota de Lula marcaria o auge deste "annus horribilis" para a esquerda latino-americana, que em poucos meses foi varrida pela internacional reacionária: primeiro o Chile, depois o Peru, a Colômbia ? todos os líderes progressistas caíram como peças de um dominó, derrubados por expoentes da direita trumpiana.
A grande vitória do filho de Bolsonaro é fruto de uma grande vontade de mudança. Entre os mais de 56 milhões de brasileiros que o escolheram, muitíssimos o fizeram não tanto para premiar seu programa, mas para acabar com a era Lula, que perde espaço em todo o país, tanto entre as camadas mais pobres, cada vez mais endividadas, quanto entre as classes médias que se sentiram traídas por uma política assistencialista.
Não por acaso, as primeiras palavras de Flávio após a vitória foram: "Hoje termina a era do PT". Em suma, a impressão é que Lula apareceu cansado, talvez institucional demais, não mais o sindicalista filho do povo, mas um homem do establishment já incapaz de combater as profundas injustiças que existem no país.
Por isso, tornou-se o alvo do descontentamento de quem tem muito e tem medo de perder, de quem teme assaltos, apesar de a taxa de homicídios ter caído. Mas também de quem tem pouco ou nada e vê os programas sociais do governo, idealizados pelo presidente, insuficientes para melhorar suas condições materiais.
Do lado oposto, tiveram grande sucesso alguns jovens candidatos, a meio caminho entre políticos e influencers, alérgicos ao debate, mas muito hábeis em usar suas redes sociais para atrair atenção. Com uma linguagem direta, promovem um ativismo digital raivoso e muito eficaz. Uma delas, Eduarda Campopiano, 23 anos, eleita deputada estadual em São Paulo com 1,95 milhão de votos, escandalizou todos ao reivindicar a intervenção colonial e menosprezar a cultura indígena. Falas que se tornaram virais e a tornaram popular entre jovens.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.