2 eventos ao vivo

Filipinas suspendem compra de frango do Brasil por Covid

Decisão foi tomada após a China detectar o vírus na carne

14 ago 2020
18h22
atualizado às 19h34
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O governo das Filipinas anunciou nesta sexta-feira(14) a suspensão temporária das importações de carne de frango do Brasil, após a China afirmar ter encontrado indícios do novo coronavírus Sars-CoV-2 em um carregamento de asas de frango produzidas no país.

Decisão foi tomada após a China detectar o vírus na carne
Decisão foi tomada após a China detectar o vírus na carne
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A decisão foi informada pelo Departamento de Agricultura das Filipinas à agência Reuters, que não revelou por quanto tempo a medida será válida.

Em comunicado, o governo de Rodrigo Duterte afirmou que a proibição ocorre em decorrência dos relatórios recentes da China e está em conformidade com a Lei de Segurança Alimentar do país para regulamentar os operadores de empresas de alimentos e proteger os consumidores filipinos.

Apesar da medida, as Filipinas garantiram aos cidadãos que os frangos que estão disponíveis no mercado podem ser consumidos em segurança.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa os frigoríficos do país, disse, por sua vez, que até o momento não foi notificada formalmente sobre a eventual suspensão das exportações.

Atualmente, o Brasil responde por cerca de 20% das importações de frango para o país asiático e já vendeu US$31,4 milhões, o equivalente a 50,3 mil toneladas, aproximadamente 2% das exportações brasileiras, entre janeiro e julho.

Veja também:

Bolsonaro fala em 'cartão vermelho' para quem sugere congelar aposentadorias e enterra Renda Brasil
Ansa - Brasil   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade