PUBLICIDADE

Estudantes saem às ruas contra cortes na educação

15 mai 2019 - 15h41
(atualizado às 17h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Dezenas de cidades brasileiras registram manifestações a favor de recursos para a educação, no primeiro grande protesto contra o governo de Jair Bolsonaro. No Texas, presidente chama manifestantes de "idiotas úteis".Manifestantes, sobretudo estudantes e professores, saíram às ruas nas principais cidades do Brasil nesta quarta-feira (15/05) contra a redução do orçamento das universidades federais e o bloqueio de bolsas de pesquisa, no primeiro grande protesto contra o governo do presidente Jair Bolsonaro.

Em Brasília, manifestantes se reuniram na Esplanada dos Ministérios
Em Brasília, manifestantes se reuniram na Esplanada dos Ministérios
Foto: DW / Deutsche Welle

Os atos foram convocados por entidades ligadas a sindicatos, partidos políticos e movimentos estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Segundo a CNTE, protestos foram convocados nas 27 capitais brasileiras e em várias cidades do país.

Questionado sobre os atos, Bolsonaro fez críticas aos manifestantes, descrevendo-os como "idiotas úteis", "militantes" e "massa de manobra", que são manipulados por "uma minoria espertalhona que compõe o núcleo das universidades federais".

"É natural [que sejam realizados protestos], mas a maioria ali é militante. Se você perguntar a fórmula da água, não sabe, não sabe nada", afirmou o presidente sobre os estudantes que protestam contra o corte de verbas. A fala foi proferida em sua chegada a Dallas, nos Estados Unidos, em entrevista coletiva em meio a apoiadores.

Em Brasília, os manifestantes se concentraram em frente ao Museu da República, na Esplanada dos Ministérios. Dali, seguiram em direção ao Congresso Nacional, portando faixas e cartazes contra o contingenciamento das chamadas despesas discricionárias, ou seja, aquelas não obrigatórias, que o governo pode ou não executar, e que incluem despesas de custeio e investimento.

Do carro de som que acompanhava a marcha, estudantes discursaram a favor de mais investimentos nas universidades públicas e sobre o risco de o corte de verbas inviabilizar as pesquisas desenvolvidas nas instituições.

A Polícia Militar calcula que o protesto na capital federal chegou a reunir 15 mil pessoas. Os organizadores da manifestação falam em 50 mil participantes.

Em São Paulo, os atos se concentraram em vários pontos da capital. Estudantes e professores fecharam uma das entradas da Universidade de São Paulo (USP), carregando cartazes contra os cortes na educação e também contra a reforma da Previdência do governo Bolsonaro.

Durante a tarde, a avenida Paulista foi fechada para os protestos, enquanto estudantes e professores de universidades públicas, bem como alunos de ensino médio e de instituições privadas, se reuniam no vão livre do Masp.

No Rio de Janeiro, vários colégios e universidades suspenderam as aulas em apoio aos protestos nesta quarta-feira, entre eles a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Milhares de manifestantes saíram às ruas também em outras capitais do país, com protestos registrados em todos os estados brasileiros. Os atos de 15 de maio foram convocados após o anúncio de cortes e congelamentos feito pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O bloqueio de verbas nas universidades federais chega a 2 bilhões de reais, 30% do total de despesas discricionárias, aquelas que não são obrigatórias. Ao todo, o MEC sofreu um corte de 7,3 bilhões de reais, na esteira do contingenciamento de 30 bilhões de reais em todo o orçamento do Executivo.

Segundo a UNE, o contingenciamento coloca em risco a manutenção e a qualidade das universidades públicas, prejudicando seus atuais alunos e jovens que cursam o ensino médio, e veem ameaçada a possibilidade de ingresso no ensino superior.

O governo tem justificado o congelamento de verbas nas universidades pela priorização do ensino básico, especialmente a educação infantil, alfabetização e ensino profissional. Entretanto, as áreas ditas prioritárias não escaparam dos cortes. Foram bloqueados 680 milhões de reais da educação básica, que compreende a educação infantil até o ensino médio, e 17% dos 125 milhões de reais autorizados para a construção e manutenção de creches e pré-escolas.

Ambas as rubricas estão inseridas no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é vinculado ao MEC e teve cortes de 1,02 bilhão de reais - 21% do discricionário. Outra bandeira da atual gestão, o ensino técnico e profissional registrou um corte de 99,9 milhões de reais dos 250 milhões de reais autorizados.

No Texas nesta quarta-feira, Bolsonaro disse que seu governo não gostaria de fazer cortes na educação, mas que a medida é necessária dada a situação deixada pelos governos anteriores.

"A gente pegou o Brasil destruído economicamente também, com baixa nas arrecadações, afetando a previsão de quem fez o orçamento, e se não tiver esse contingenciamento eu simplesmente entro contra a lei de responsabilidade fiscal. Então não tem jeito, tem que contingenciar."

O presidente ainda aproveitou para fazer críticas à educação no Brasil, um setor que "está deixando muito a desejar". "Se você pega as provas, que acontecem de três em três anos, está cada vez mais ladeira abaixo. A garotada, com 15 anos de idade, na oitava série, 70% não sabe uma regra de três simples. Qual o futuro destas pessoas?", questionou.

EK/dw/abr/ots

____________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube

| WhatsApp | App | Instagram | Newsletter

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade